Convergência Digital - Home

Cloud: Integrador ganha nova roupagem

Convergência Digital
Da redação - 17/04/2012

Ao se decidir pelo uso de serviços na nuvem, é necessário pensar em um suporte efetivo, adverte o Gartner. E quem faz essa ponte é o Integrador de serviços em nuvem (MMS). Trata-se de um provedor de serviços que desempenha um papel intermediário na migração para a computação em nuvem e pode ajudar no momento pós-implementação.

Segundo a consultoria, o interesse no IMS começou no ano passado e deverá crescer bastante ao longo dos próximos três anos, especialmente, nas empresas onde há o interesse de contratar serviços de cloud sem o envolvimento do departamento de TI.

Apesar de apostar na nuvem - o modelo traz uma série de benefícios, como redução de custos, maior flexibilidade e complexidade baixa, além de direcionar recursos para áreas de maior valor agregado, reduzindo os riscos - o Gartner lembra que a sua implementação também impõe desafios e ameaças, entre elas, a falta de transparência, disponibilidade e necessidades de licenciamento e integração.

Mais do que nunca, observa a consultoria, o uso da computação na nuvem - pública ou privada - exige coordenação e a imposição de diretrizes e padrões por parte dos responsáveis pela contratação do serviço. Ainda de acordo com o Gartner, as empresas também não devem se esquecer de migrar, na primeira oportunidade que tiverem, as cargas de trabalho de infraestrutura existente para a nuvem. Essa abordagem pode trazer benefícios quando a organização tem exigências de recursos variáveis.

Facebook Twitter Google+ LinkedIn Email Addthis

Destaques
Destaques

Software reina e dita os negócios na nuvem pública

Receita estimada para software como serviço é de US$ 96,5 bilhões em 2016. Para 2020, esse montante vai mais do que dobrar.

Oito em cada 10 empresas vão investir em nuvem e data center definido por software

Estudo global mostra que TI e Negócios estão alinhadas em priorizar os investimentos em computação na nuvem como tendência de Tecnologia mais relevante este ano.



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

De Byte a Yottabyte em muito pouco tempo...

Por Wilson Grava*

O Big data impulsiona os negócios, mas tem riscos. Eles passam pelo uso inadequado, pelas violações e perda de dados até a preocupação do usuário final com a privacidade e segurança desses dados.

Mitos e verdades sobre ERPs em nuvem

Por Grasiela Tesser*

Ainda que Cloud Computing esteja se popularizando e sendo cada vez mais natural nas operações das empresas, muitas companhias ainda relutam em utilizar sistemas de gestão – os ERPs - na nuvem. É o medo da inovação.


Copyright © 2005-2016 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site