GESTÃO

Receita cede e adia prazo para a entrega do Simples Nacional

Da redação ... 16/04/2012 ... Convergência Digital

Diante das dificuldades de contribuintes para entregar a declaração do Simples Nacional, a Receita Federal decidiu prorrogar para a sexta-feira, 20/04, o prazo final para o envio da documentação, em função das reclamações com o serviço na Internet. O prazo para entrega da DASN (Declaração Anual do Simples Nacional), relativo ao ano calendário 2011, terminava nesta segunda-feira, 16/04, às 23h59min59s (horário de Brasília).

Contribuintes também alegaram ter recebido notificações de multa por atraso nas declarações entregues nesta segunda-feira, ainda dentro do prazo. A Receita informou que as multas emitidas para entregas feitas dentro do prazo serão canceladas.

Segundo o órgão, mais de 3 milhões de declarações foram entregas até as 17 horas desta segunda-feira. Cerca de 3,8 milhões de empresas estão obrigadas a declarar. Os contribuintes que não entregarem a declaração dentro do prazo, ou que a apresentarem com incorreções ou omissões, estarão sujeitos a multa.

A punição é de 2% ao mês ou fração, incidente sobre o valor dos tributos informados na DASN, ainda que totalmente pago, no caso de falta de entrega ou entrega após o prazo, limitada a 20%. A multa é de R$ 100 para cada grupo de dez informações incorretas ou omitidas.

As multas serão reduzidas à metade, quando a declaração for apresentada após o prazo, mas antes de qualquer procedimento de ofício, e para 75%, se houver a apresentação da declaração no prazo fixado em intimação. O prazo não se aplica ao Microempreendedor Individual (MEI), que deve entregar a DASN Simei até o dia 31 de maio.


Google respondeu a 57% dos pedidos de dados do governo brasileiro

Relatório de Transparência da empresa, relativo a 2014 a 2015, mostra que o Brasil ocupa a 8ª posição no ranking global de pedidos governamentais por dados de usuários.

TIM fecha call centers e demite 1600 empregados

Unidades que deixam de operar são de Curitiba e Recife. Atendimento nessas capitais, de acordo com a operadora, foi terceirizado.

Decreto obriga órgãos do governo compartilhar os bancos de dados

Se forem dados cadastrais ou referentes a emprego, o compartilhamento será "preferenciamente automático". Dados sensíveis somente com pedido de oficial de liberação. Informações armazenadas do Imposto de Renda dos contribuintes, que envolve sigilo, não serão compartilhadas pela Receita Federal.

TCU lança guia sobre governança de TI

Documento, elaborado em conjunto com entidades de auditoria pública do Brasil e outros três países (Kuwait, Lituânia e África do Sul) busca apoiar entidades ao redor do mundo no desenvolvimento de capacidade na realização de auditoria de TI.

Empresa de Informática obtém recurso e exclui ICMS da base de cálculo do PIS e Cofins

Decisão foi obtida na Terceira Turma do Tribunal Regional Federal da Terceira Região (São Paulo e Mato Grosso do Sul) e pode sinalizar uma mudança de posição do Superior Tribunal da Justiça a favor dos contribuintes e contra a Receita Federal.



  • Copyright © 2005-2016 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G