INTERNET

Google: Facebook e Apple ameaçam futuro da Web

Da redação ... 16/04/2012 ... Convergência Digital

A liberdade universal que permitiu a criação da internet está ameaçada pela ação de "forças muito poderosas" que querem controlá-la, afirmou o cofundador do Google, Sergey Brin, em um entrevista publicada nesta segunda-feira, 16/04, pelo jornal britânico The Guardian. Brin diz que essas "forças" estão se alinhando contra a abertura oferecida pela internet, afirma que está mais asssustado do que nunca e que a situação atual é "assustadora".

Na entrevista, Brin explica que a ameaça à liberdade da internet vem de governos que buscam controlar o acesso e a comunicação dos cidadãos, das tentativas da indústria do entretenimento para reprimir a pirataria e também do Facebook e da Apple, que controlam o software que pode ser usado em suas plataformas. O executivo é considerado a principal força pela retirada parcial, em 2010, do motor de busca da China, por preocupações com a censura no país.

Ele disse que estava mais preocupado com os esforços de países como China, Arábia Saudita e Irã para censurar e restringir o uso da internet, mas advertiu que a ascensão do Facebook e Apple, que têm suas próprias plataformas proprietárias e controlam o acesso aos seus usuários, arrisca sufocar a inovação na web. "Há muito a perder. Por exemplo, todas as informações em aplicativos - cujos dados não são rastreáveis - não podem ser pesquisados", disse.

De acordo com o The Guardian, as críticas de Brin contra o Facebook podem ser controversas, já que a empresa de Mark Zuckerberg está perto de se tornar uma empresa pública. Segundo o executivo, ele e Larry Page, CEO e o outro fundador do Google, não poderiam ter criado o buscador se a internet fosse dominada pelo Facebook, pois "teriam que jogar com as suas regras, que são realmente restritivas".

*Fonte: Agência Reuters


Google muda práticas na Itália para atender autoridade de dados

Empresa concordou com as exigências do Garante, o regulador italiano sobre privacidade de dados, e entre as medidas só poderá usar as informações com consentimento prévio. 

Demi Getschko segue no comando operacional, mas governo faz ajustes no NIC.br

Maximiliano Martinhão - secretário de Política de Informática (Sepin) será o presidente do Conselho de Administração, onde também entra Luiz Fernando Castro.

Entidades dizem que mudanças no CGI.br são 'ataque à governança'

Dezessete organizações da sociedade civil reagirm, por meio de um manifestam, ao que acreditam ser uma movimento para aumentar a força das operadoras de telecomunicações no Comitê Gestor da Internet.

Governo sugere backdoor no WhatsApp para quebra da criptografia

Congresso já tem pelo menos sete projetos de lei que buscam de alguma forma impedir a suspensão total do serviço no Brasil, mas o Ministério da Justiça promete uma nova proposta, “que permita tecnologicamente que a empresa forneça as informações”. 

Para Justiça, criptografia do WhatsApp é desacato a autoridade

Revista Abranet 17 . Julho/Agosto 2016
Veja a Revista Abranet nº 17 A Internet que temos no Brasil é a que podemos ter. Planejamento é a melhor estratégia para sobreviver à crise. ISPs: ataques de negação de serviço entre os mais comuns, mas não os únicos.
E mais...
Clique aqui para ver outras edições

Acompanhe a Cobertura Especial do II Congresso Brasileiro de Internet - Abranet

Empresas da Internet pedem mais segurança jurídica

“O Marco Civil da Internet trouxe base sólida para criar parâmetros para se ter lei mínima para a Internet seguir avançando, mas, infelizmente, vemos varias iniciativas tentando modifica-lo", afirmou o presidente da Abranet, Eduardo Parajo.

Acompanhe a Cobertura Especial do II Congresso Brasileiro de Internet

  • Copyright © 2005-2016 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G