INOVAÇÃO

Smart grid: Piloto envolve mil clientes em São Paulo

Da redação ... 13/04/2012 ... Convergência Digital

A AES Eletropaulo e a Silver Spring Networks, fornecedora de soluções e plataforma de rede para Rede Inteligente (“Smart Grid”) estão à frente de um projeto de P&D em São Paulo, Brasil. A iniciativa foi liderada pela AES Eletropaulo, em parceria com a Senergy, empresa do Grupo Nansen, desenvolvedora nacional de medidores eletrônicos.

As empresas estão implantando uma plataforma de medição inteligente do consumo de energia em 1 mil clientes, localizados no bairro de Morro Doce, na cidade de São Paulo. O projeto utiliza tecnologia wireless para medição, supervisão e comandos remotos para reduzir custos operacionais e as perdas não técnicas, além de aperfeiçoar os serviços de eletricidade.

A iniciativa também permite aos clientes acompanhar o seu consumo de energia. A primeira fase de instalação dos medidores já foi concluída. Nesta nova etapa, as equipes do projeto estão coletando as primeiras informações dos clientes para avaliação dos resultados da ação – que deve estar finalizada em até 12 meses.

“Estamos bastante entusiasmados com a tecnologia da Plataforma de Medição Centralizada desenvolvida pela parceria Silver Spring e grupo Nansen, que pode vir a permitir uma redução nos custos operacionais, de perdas não técnicas e uma melhoria nos serviços oferecidos”, afirma Maria Tereza Vellano, Diretora de Tecnologia e Serviços da AES Eletropaulo. “As soluções e a plataforma de medição inteligente com rede unificada poderão permitir avaliar, desenvolver e executar programas que atendam as novas demandas por energia de forma mais rápida e eficiente”.

A solução implementada incluiu a Plataforma de Rede Inteligente da Silver Spring e Sistema Distribuído de Medição de Energia Elétrica (SDMEE), desenvolvido pelas empresas Senergy e Nansen. A infraestrutura de comunicação aplicada neste projeto também poderá permitir à concessionária, futuramente, conectar outros dispositivos, como por exemplo, equipamentos de automação da distribuição, compartilhando assim a rede de comunicação.


TICs em Foco - TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Prever. Prevenir. Detectar e Responder

Essas são a exigência da remodelagem da gestão de riscos e da segurança organizacional nas corporações.

TI domina o mercado de aceleradoras de startups no Brasil

Estudo mostra que até janeiro deste ano, 1100 startups receberam incentivos no país, por meio de 40 aceleradoras consolidadas no mercado brasileiro. São Paulo concentra 48,4% das aceleradoras.

Inovação está fora do orçamento de boa parte do mercado de TI

Pelo menos 20% das empresas nacionais de TI não fazem qualquer tipo de aporte em P&D, revela o Censo de TI 2015. Mais de 30% das companhias dedicam apenas 0,25% da receita à Inovação.

Google emitirá, em tempo real, alertas sobre desastres naturais

Parceria com o governo permitirá o envio das informações por meio das plataformas Google Now, Google Maps e página de busca.

WCIT inova e versão brasileira terá prêmio global para empreendedorismo

Competição internacional vai premiar soluções de TIC que tragam impacto social. Inscrições estão abertas e vencedores serão conhecidos no Congresso Internacional de Tecnologia da Informação, que acontece em Brasília, de 03 a 05 de outubro.

Brasília prioriza TICs em programa de R$ 5 milhões para startups

Programa Startups Brasília 2016 vai distribuir R$ 150 mil para cada projeto contemplado. Inscrições vão até o dia 02 de agosto.



  • Copyright © 2005-2016 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G