INOVAÇÃO

Governo institui sistema para integrar pesquisas com nanotecnologia

Da redação ... 09/04/2012 ... Convergência Digital

Para aumentar a interação entre os pesquisadores brasileiros que desenvolvem pesquisa básica e avançada com matérias de tamanho atômico, o governo criou o Sistema Nacional de Laboratórios em Nanotecnologias (SisNANO). Portaria do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) publicada nesta segunda-feira, 09/04, no Diário Oficial da União, institui o novo sistema.

A nanotecnologia é considerada uma área estratégica para o desenvolvimento industrial e para o fornecimento de soluções que vão desde a produção de medicamentos até vestuários. O mercado internacional de nanotecnologia deverá atingir US$ 693 bilhões até o final deste ano e US$ 2,95 trilhões em 2015 (dado da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial).

A portaria associa o desenvolvimento da nanotecnologia ao Plano Brasil Maior criado pelo governo federal para aumentar o peso da atividade industrial no Produto Interno Bruto.

De acordo com o documento, o SisNANO deve “estruturar a governabilidade” para as nanotecnologias; desenvolver um programa de mobilização de empresas instaladas no Brasil e de apoio às suas atividades; e otimizar a infraestrutura de pesquisa de 16 institutos nacionais de ciência e tecnologia (INCTs) dedicados a estudos na área. A maior parte dos estudos está concentrada em São Paulo, especialmente na Universidade de São Paulo (USP).


Cloud Computing
Mais da metade das empresas falham e ataques aumentam aos serviços na nuvem

Pesquisa Global da EMC mostra que 36% das organizações perderam dados no último ano como resultado de uma violação de segurança interna e 23% asssumem perda por violação externa.

TICs em Foco - TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Não tenha medo do risco digital

Na jornada da transformação digital, as falhas vão acontecer. O importante é saber lidar com o erro e evoluir.

Inovação está fora do orçamento de boa parte do mercado de TI

Pelo menos 20% das empresas nacionais de TI não fazem qualquer tipo de aporte em P&D, revela o Censo de TI 2015. Mais de 30% das companhias dedicam apenas 0,25% da receita à Inovação.

WCIT inova e versão brasileira terá prêmio global para empreendedorismo

Competição internacional vai premiar soluções de TIC que tragam impacto social. Inscrições estão abertas e vencedores serão conhecidos no Congresso Internacional de Tecnologia da Informação, que acontece em Brasília, de 03 a 05 de outubro.

Embrapa e Qualcomm fazem parceria para desenvolver drones

Objetivo do projeto é coletar, processar, analisar e transmitir informações das lavouras em tempo real para os agricultores e agentes ambientais de todo o Brasil.

Patente da Apple bloqueia câmera de smartphones em shows

Sistema prevê o reconhecimento de sinal infravermelho, que pode ser emitido do palcos de um espetáculo, por exemplo, a partir do qual o aparelho impede o uso da câmera tanto para filmar como fotografar. 

CVM cria núcleo para entender o impacto das Fintechs

De olho no mercado aplicações financeiras, a Comissão de Valores Mobiliários institiui um grupo de estudos e monitoramento dessas inovações, inclusive plataformas de ‘crowdfunding’. 



  • Copyright © 2005-2016 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G