Convergência Digital - Home

Armazenamento de dados crescerá 800% em cinco anos

Convergência Digital
Ana Paula Lobo - 03/04/2012

O 'big data', com o consumo cada vez maior de conteúdo, em especial, em função da troca de informações por meio das redes sociais, é um dos pilares do crescimento do armazenamento de dados - que deverá, de acordo com o Gartner, ter um impulso de 800% nos próximos cinco anos.

Um bom exemplo de como as redes sociais impactam a área de dados é o do Facebook. A rede social a cada minuto sobe cerca de 700 mil fotos, revelou, o vice-presidente administrativo do Gartner, Ray Paquet, que nesta terça-feira, 03/04, participou da Conferência Data Center, realizada na capital paulista.

Segundo ele, essa busca cada vez maior de informações provoca mudanças no mercado de data center, em alta crescente no Brasil, mas com problemas a serem superados. Um dos gargalos, apura Henrique Cecci, diretor de pesquisas de data center do Gartner, é a refrigeração dos equipamentos, esponsável por mais de 50% do consumo de energia.

"Os custos desse serviço aqui no Brasil ainda são mais elevados, crescem de 15% a 20% ao ano", diz. E, infelizmente, a eficiência do uso não é das melhores. "Os profissionais de TI não estavam acostumados a lidar com o fornecimento elétrico", acrescenta.

Ainda sobre consumo de dados, os profissionais de TI precisam lidar com a consumerização - uso pessoal dos dispositivos móveis no ambiente de trabalho. Para Paquet, reforçar a segurança é crucial.

"É importante ter segurança, como senhas de proteção e acesso remoto aos dados para bloqueio e eliminação em caso de perdas", mas salienta que o CIO precisa mudar seu ponto de vista e flexibilizar a gestão desses dispositivos. "O mundo mudou, a TI mudou. O gerenciamento é mais complexo, mas não impossível", completa.

Facebook Twitter Google+ LinkedIn Email Addthis

Destaques
Destaques

Empresas brasileiras de nuvem protestam contra concorrência desleal

Para a Associação Brasileira das Empresas de Infraestrutura de Hospedagem na Internet, empresas estrangeiras não pagam impostos, nem atendem o Código de Defesa do Consumidor ou a CLT. Mercado local é projetado em US$ 1.2 bilhão/ano.

Receita define quais dados serão compartilhados sem sigilo fiscal

Regra é válida para órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional.



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

De Byte a Yottabyte em muito pouco tempo...

Por Wilson Grava*

O Big data impulsiona os negócios, mas tem riscos. Eles passam pelo uso inadequado, pelas violações e perda de dados até a preocupação do usuário final com a privacidade e segurança desses dados.

Mitos e verdades sobre ERPs em nuvem

Por Grasiela Tesser*

Ainda que Cloud Computing esteja se popularizando e sendo cada vez mais natural nas operações das empresas, muitas companhias ainda relutam em utilizar sistemas de gestão – os ERPs - na nuvem. É o medo da inovação.


Copyright © 2005-2016 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site