GESTÃO

Ponto eletrônico: Empresários contestam, mas regras começam a valer

Da redação ... 02/04/2012 ... Convergência Digital

O Ministério do Trabalho confirmou que o novo sistema de registro de ponto eletrônico entrou em vigor nesta segunda-feira, 02/04, após cinco adiamentos desde que a portaria 1.510 que prevê a obrigatoriedade foi editada em agosto de 2009. Ao menos 400 mil empresas do país de vários setores terão de implementar novos equipamentos que permitem a impressão de comprovantes de entrada, saída e intervalos no trabalho.

São obrigadas a instalar esse novo sistema todas as empresas que já utilizam o ponto eletrônico e tem mais de dez empregados, como prevê a portaria. A fiscalização do Ministério do Trabalho pode autuar a partir de hoje as empresas que não estiverem adequadas ao novo sistema. A medida divide opiniões de empresários, advogados e representantes do governo que, há quase três anos, travam disputa jurídica pela implementação (ou não) do novo registro eletrônico.

A justificativa do governo federal para a adoção do novo sistema é evitar fraudes na marcação da jornada. As empresas reclamam que haverá mais burocracia, mais custos e mais transtornos nas relações trabalhistas.

ETAPAS

A implementação será feita em três etapas. A partir de hoje as empresas do varejo, indústria e setor de serviços (financeiro, de transportes, de construção, de comunicações, de energia, de saúde e de educação) têm de utilizar o novo sistema.

A partir de 1º de junho, as empresas que exploram atividade agroeconômica são obrigadas a ter o novo sistema. E, a partir de 3 de setembro, são as micro e pequenas empresas que devem se adaptar. O Ministério do Trabalho informa que 100 mil empresas já compraram o novo equipamento necessário para mudar o sistema de registro de ponto eletrônico e se cadastraram em seu site.

Com o comprovante impresso, o objetivo é "dar segurança a trabalhadores e empregadores ao implementar meios mais eficazes e confiáveis de controle da jornada". E "inibir a prática de excesso de jornada, que provoca diretamente o acréscimo de acidentes e moléstias do trabalho, pois os horários das marcações ficarão registrados no sistema sem que possam ser excluídos".

No ano passado, 3.045 fiscais aplicaram 17.657 autos de infração em relação ao tema jornada de trabalho --nenhum lavrado por causa de fraudes em relógios de ponto, segundo o ministério.

Fonte: Folha Online e Agência Brasil


Carreira
Presidente do TST defende Marco Regulatório para 'fenômeno da terceirização'

Para o ministro Ives Gandra, a terceirização não pode mais ser regulada apenas por uma súmula do Tribunal, como acontece atualmente. Ele defendeu o afastamento do Estado para fomentar a relação Empregador/Empregado.

CNS vai ao STF contra decisão de São Paulo de cobrar ICMS de software

Confederação Nacional de Serviços diz que decisão do Estado significa uma bitributação, uma vez que as empresas pagam o ISS. "Software não pode ser considerado uma mercadoria", sustenta a ação.

Ministério da Fazenda adere ao sistema de processo eletrônico

Acordo foi firmado nesta semana e a previsão é de que o Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional, ou ‘Conselhinho’, seja a primeira unidade que a implantar o SEI, em agosto. 

Videoconferência remove barreiras e ganha escala no ambiente empresarial

Vice-presidente América Latina e CALA da Polycom, Pierre Rodríguez, observa que o momento é do vídeo. "Ele elimina a barreira da distância, especialmente, em tempos de retração". No Brasil, a estratégia é massificar a ferramenta junto às PMEs.




Real Alagoas investe na tomada ágil de decisão com ERP Globus

Empresa, que atua no mercado de transporte do Nordeste, usa as informações consolidadas para melhorar o desempenho operacional.

Receita obriga MEI a fornecer lista de contatos em aplicativo

Ao baixar o aplicativo "SIMEI", nas lojas do Google ou da Apple, o microempreendedor individual é obrigado a fornecer a relação de todos os seus contatos. Fisco não dá qualquer explicação para fazer esse pedido.



  • Copyright © 2005-2016 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G