GOVERNO

Softex: Melhoria do software aumenta faturamento, clientes e projetos

Luís Osvaldo Grossmann ... 02/04/2012 ... Convergência Digital

Com a divulgação de um novo balanço sobre o programa de melhoria de processo do software brasileiro – MPS.BR – a Softex sustenta que as empresas que adotaram o modelo demonstraram melhoria nos indicadores de faturamento, número de clientes e de projetos, além do número de funcionários.

O MPS.BR, lançado em 2003, tem seu impacto medido a cada três anos. Na pesquisa sobre o ano passado, 133 empresas responderam os questionários eletrônicos e é com base nesses resultados que a Softex (Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro) comemora o desempenho.

“Foi possível observar novamente correlações positivas entre a maturidade das empresas no modelo MPS e o número de projetos (tanto no país quanto no exterior). As empresas de maior maturidade lidam com projetos maiores, apresentam menores erros em suas estimativas de prazo e se mostram mais produtivas”, diz o mais recente relatório.

O MPS é, portanto, uma iniciativa para melhorar a capacidade de desenvolvimento de software nas empresas brasileiras – e funciona no Brasil de forma semelhante ao modelo de referência CMMI (Capability Maurity Model Integration).

Um dos pontos destacados é que os investimentos na melhoria dos processos tem resultado direto no desempenho econômico das empresas. Metade delas aumentou seu faturamento nos últimos 12 meses o suficiente para recuperar completamente o investimento realizado na implementação e avaliação do MPS. Outras 38,46% informaram ter recuperado parcialmente o investimento realizado.

Também foi verificado o avanço das empresas na própria implementação do MPS, ou seja, nos três níveis de maturidade considerados: Pelo menos 29% das empresas pesquisadas melhorou nesse quesito, estando a maioria delas concentrada no nível intermediário.

“Até este momento já foi possível observar que a medida que as empresas adquirem maturidade também aumenta o número de clientes, número de projetos, número de funcionários, tamanho dos projetos e melhora a precisão de estimativa. Em contrapartida, observa-se um ligeiro aumento no tempo médio gasto nos projetos, que pode ser consequência do esforço gerencial adicional para lidar com todas estas variações positivas”, conclui o estudo.


Acompanhe a Cobertura Especial do RioInfo 2016

Criar reserva de mercado não é a saída para o profissional de TI

Assespro Nacional, Softex, ABES, Fenainfo e TI Rio afirmam que a medida, se aprovada, pode vir a ser uma 'camisa de força' para o setor. Representantes das entidades advertem que fechar as portas para outros especialistas será um equívoco.

Acompanhe a Cobertura Especial do RioInfo 2016

Governo retoma debate sobre consulta pública para Internet das Coisas

Interoperabilidade e proteção de dados são elementos essenciais para o debate na definição de uma política pública para IoT, sustenta José Gontijo, do MCTIC.

Kassab alinha gestão e nomeia nova diretoria para a Telebras

Novo presidente será Antonio Loss, executivo do mercado de TV por assinatura e banda larga, que passou pela Net Sul, Net, Oi e pela Via Sat. O ex-conselheiro da Anatel, Jarbas Valente, será o novo diretor técnico-operacional

Governo redefine política de Segurança e mira ataques cibernéticos

Estratégia defende a expansão da capacidade operacional da espionagem brasileira, inclusive no ambiente cibernético. Governo Temer devolve coordenação da inteligência ao Gabinete de Segurança Institucional.

Governo federal vai usar Facebook para avaliar serviços públicos

Projeto financiado pelo BID usará a rede social para medir satisfação na marcação de consultas do SUS, emissão de carteira de trabalho, de motorista, identidade e registro de nascimento. 


Acompanhe a cobertura do Seminário de Políticas Públicas e Negócios - Brasscom 2016

Telebras: rede única do governo fica pronta no 2º semestre e será 100% criptografada

Estatal confirma que a infraestrutura será fechada para os entes públicos das esferas municipal, estadual e federal. Previsão de ativação é para o segundo semestre.


Clique aqui e veja a cobertura completa e os vídeos da íntegra do evento

  • Copyright © 2005-2016 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G