INOVAÇÃO

Escolas da Bahia usam RFID para monitorar alunos

Da redação ... 22/03/2012 ... Convergência Digital
As escolas municipais de Vitória da Conquista, na Bahia, serão as primeiras do Brasil a utilizar a tecnologia, com investimento de R$ 1,2 milhão. Primeiramente, mais de 20 mil alunos da rede municipal receberão o Uniforme Escolar Inteligente (DCC Student Id) gratuitamente e 25 escolas municipais serão contempladas.

Cada Uniforme Escolar Inteligente terá uma etiqueta com um número universal, o qual deverá ser cadastrado no sistema escolar com as informações dos alunos e com o número de celular dos pais ou responsáveis. Na entrada da escola, será instalado um sensor, que vai monitorar a entrada e saída do estudante, enviando imediatamente uma mensagem de texto (SEM) para os telefones registrados. Os pais ou responsáveis também poderão ser notificados pela secretaria das instituições de ensino a qualquer momento.

O diretor do Caic, Sidiney Soares, está com boas expectativas em relação à adoção do novo uniforme. “Esse projeto vem nos dar um grande apoio. Com o controle da frequência escolar, vão melhorar a assiduidade dos alunos, o nível de aprendizagem, de aprovação. E a presença da família na escola vai nos ajudar bastante a melhorar ainda mais a educação”, afirma.

Para o prefeito de Vitória da Conquista, Guilherme Menezes, o projeto “alia educação, segurança e possibilita parcerias com o Ministério Público, Conselho Tutelar, Polícia Militar, sempre defendendo a comunidade escolar, os alunos e a própria família. Todo esse cuidado é muito importante para que a escola seja um lugar seguro”.

Fonte: Agência de noticias

TICs em Foco - TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Prever. Prevenir. Detectar e Responder

Essas são a exigência da remodelagem da gestão de riscos e da segurança organizacional nas corporações.

McKinsey e Fundação CPqD vão fazer estudo de Internet das Coisas do BNDES e MCTIC

Depois de um processo de seleção - onde 29 propostas foram entregues - o BNDES selecionou o consórcio formado pela McKinsey &Company, Fundação CPqD e Pereia Neto Macedo Advogados para conduzir estudo sobre IoT para ser conhecido em dezembro.

Falta dinheiro e gente para Brasil ir do consumo à produção digital

País está muito avançado na aquisição tecnológica, mas atrasado na incorporação da tecnologia nos processos produtivos. Problema se estende à América Latina. "Se não trabalharmos logo, vamos apenas consumir o que é feito lá fora", adverte o consultor de Telecomunicações, Raul Katz.

Banco Original adota Bot no Messenger do Facebook

Desenvolvido pela área de inovação do banco, o Bot funcionará como um SAC robotizado, fornecendo respostas programadas sobre pagamentos, alterações cadastrais, caixa eletrônico, câmbio, cartões e outras funcionalidades.

Inovação é DNA para a Dell EMC no Brasil

Empresas vão integrar os Centros de Pesquisa e Desenvolvimento: o da EMC, especializado em Big Data, e o da Dell, no desenvolvimento de aplicações. "Vamos ficar ainda mais forte e atender à corporação", ressaltou Carlos Cunha. Investimentos para 2017 em Inovação são projetados em US$ 4,5 bilhões.

Não vão ser Leis que vão impor limites à Internet das Coisas

Posição foi defendida por Paulo Brancher, advogado do escritório Azevedo Sette. Segundo ele, é impossível fazer uma regulamentação capaz de abranger todo o escopo da conectividade.



  • Copyright © 2005-2016 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G