INCLUSÃO DIGITAL

São José (SC) adota fibra óptica para ser Cidade Digital

Da redação ... 19/03/2012 ... Convergência Digital

A partir de 21 de março, como parte das comemorações do aniversário de fundação do Município, a população de São José poderá ter acesso à internet gratuita em vários novos pontos da cidade. O município é um dos primeiros do Estado de Santa Catarina a contar com um projeto de Cidade Digital, com o objetivo de oferecer à população vários serviços eletrônicos nas áreas de Educação, Saúde, Assistência Social, Segurança e Administração, além de incrementar o desenvolvimento econômico da cidade.

O projeto São José Cidade Digital iniciou em 2009 e é composto por 18 subprojetos. A disponibilização da internet à população foi sendo realizada de forma gradual, a medida que o cabeamento, via fibra óptica, foi concluído, possibilitando, inclusive, a integração de serviços e órgãos da administração pública, dentre elas as escolas, creches, postos de saúde e secretarias.

Desde setembro de 2011, a Prefeitura já tem à disposição as “infovias” que permitem a interconexão de 116 localidades com acesso à internet de alta velocidade, desempenho e disponiblidade. “Além de promover a inclusão digital, a liberação dos novos pontos de internet grátis irão estabelecer um canal constante e dinâmico da Prefeitura com seus cidadãos”, destaca o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Michel Schlemper.

Para viabilizar essa estrutura de comunicação, a Prefeitura firmou contrato, por meio de licitação pública, com a GlobalWave Telecom, que tem sede em São José. A empresa josefense ampliou sua rede de cabos de fibra óptica para atender a necessidade do Município, de serviço de comunicação de dados, com alta velocidade e disponibilidade. Foram investidos pela Globalwave cerca de R$ 2 milhões nesta expansão e agora toda São José conta com mais de 150 km de cabos de fibra óptica e que atende, além da Prefeitura, empresas de todos os portes, condomínios residenciais e comerciais.

A interligação de todos os órgãos municipais, desde setembro do ano passado, permite à Prefeitura Municipal o desenvolvimento de vários projetos da Cidade Digital, como monitoramento da frota de veículos da prefeitura, sistema de telefonia VoIP e comunicação, portal de compras eletrônicas, controle de acesso e ponto eletrônico, integração de serviços de saúde com prontuários eletrônicos e agendamento de consultas, integração da rede de ensino municipal com acompanhamento do desempenho dos alunos por pais, professores e secretaria de Educação, datacenter para armazenamento de informações e sistemas corporativos, acesso à internet por laboratórios de inclusão digital e profissional.


Carreira
Academia da Cisco forma 300 jovens em técnicos de TI

Pelo menos 100 alunos trabalham como apoio aos Jogos Olímpicos e já garantiram trabalho após o megaevento. Cursos vão continuar nas Naves do Conhecimento.

TICs em Foco - TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Não tenha medo do risco digital

Na jornada da transformação digital, as falhas vão acontecer. O importante é saber lidar com o erro e evoluir.

Governo interino promete para agosto novo Plano de Banda Larga

Sem adiantar proposta, o secretário de Telecomunicações do MCTIC, André Borges, disse que novas medidas e metas estão sendo definidas e serão tornadas públicas até o fim do próximo mês. 

Região do Porto Maravilha, no Rio de Janeiro, terá Wifi gratuito

Infraestrutura é um legado dos Jogos Olímpicos e servirá para a prefeitura da cidade colete dados para a oferta de serviços inteligentes na região. Cisco é a fornecedora da tecnologia.

Brasília e Entorno começam a receber conversores digitais do CadÚnico

Segundo a EAD, o braço operacional da digitalização da TV, os agendamentos estão abertos deste 25/4 pela internet (vocenatvdigital.com.br) ou pelo telefone 147.

Governo de SP faz pregão para ampliar uso de Wi-Fi

Mais 300 postos do programa de inclusão digital do Estado de São Paulo vão ter conexão pela rede Wi-Fi

Internet ruim e habilidade dos professores limitam TICs nas escolas públicas

Estudo de fundo feito pelo Comitê Gestor da Internet em 12 instituições mostra as dificuldades de se implementar na prática programas de informatização do ensino criados em gabinetes em Brasília ou nos governos estaduais.

IBGE: acesso à Internet pelo celular dispara 155% no Brasil

Além dos aparelhos móveis ultrapassarem os computadores como forma de acesso, também pela primeira vez o IBGE aponta que mais da metade dos lares têm acesso à rede: de 48% para 55% entre 2013 e 2014. Os dados são da PNAD, do IBGE.



  • Copyright © 2005-2016 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G