INCLUSÃO DIGITAL

São José (SC) adota fibra óptica para ser Cidade Digital

Da redação ... 19/03/2012 ... Convergência Digital

A partir de 21 de março, como parte das comemorações do aniversário de fundação do Município, a população de São José poderá ter acesso à internet gratuita em vários novos pontos da cidade. O município é um dos primeiros do Estado de Santa Catarina a contar com um projeto de Cidade Digital, com o objetivo de oferecer à população vários serviços eletrônicos nas áreas de Educação, Saúde, Assistência Social, Segurança e Administração, além de incrementar o desenvolvimento econômico da cidade.

O projeto São José Cidade Digital iniciou em 2009 e é composto por 18 subprojetos. A disponibilização da internet à população foi sendo realizada de forma gradual, a medida que o cabeamento, via fibra óptica, foi concluído, possibilitando, inclusive, a integração de serviços e órgãos da administração pública, dentre elas as escolas, creches, postos de saúde e secretarias.

Desde setembro de 2011, a Prefeitura já tem à disposição as “infovias” que permitem a interconexão de 116 localidades com acesso à internet de alta velocidade, desempenho e disponiblidade. “Além de promover a inclusão digital, a liberação dos novos pontos de internet grátis irão estabelecer um canal constante e dinâmico da Prefeitura com seus cidadãos”, destaca o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Michel Schlemper.

Para viabilizar essa estrutura de comunicação, a Prefeitura firmou contrato, por meio de licitação pública, com a GlobalWave Telecom, que tem sede em São José. A empresa josefense ampliou sua rede de cabos de fibra óptica para atender a necessidade do Município, de serviço de comunicação de dados, com alta velocidade e disponibilidade. Foram investidos pela Globalwave cerca de R$ 2 milhões nesta expansão e agora toda São José conta com mais de 150 km de cabos de fibra óptica e que atende, além da Prefeitura, empresas de todos os portes, condomínios residenciais e comerciais.

A interligação de todos os órgãos municipais, desde setembro do ano passado, permite à Prefeitura Municipal o desenvolvimento de vários projetos da Cidade Digital, como monitoramento da frota de veículos da prefeitura, sistema de telefonia VoIP e comunicação, portal de compras eletrônicas, controle de acesso e ponto eletrônico, integração de serviços de saúde com prontuários eletrônicos e agendamento de consultas, integração da rede de ensino municipal com acompanhamento do desempenho dos alunos por pais, professores e secretaria de Educação, datacenter para armazenamento de informações e sistemas corporativos, acesso à internet por laboratórios de inclusão digital e profissional.


TICs em Foco - TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Prever. Prevenir. Detectar e Responder

Essas são a exigência da remodelagem da gestão de riscos e da segurança organizacional nas corporações.

Impossível pensar em recuperar o dinheiro do FUST para investir na banda larga

"Esse dinheiro não volta mais. Ele acabou", sustentou o secretário de telecom do MCTIC, André Borges. Novo PNBL, agora, prometido para o final do ano, quer usar o dinheiro dos TACs para garantir rede em todo o país.

Portaria detalha novo cronograma da TV Digital com 989 cidades

Além das mudanças no conversor distribuído gratuitamente aos mais pobres, documento completa a lista dos quase 1 mil municípios onde haverá a transição para a TV Digital. Nos demais, não há mais prazo para desligamento.

Anatel firma termos de uso de espectro com pequenos provedores

Nesta primeira etapa, 87 empresas já podem começar a usar as frequências adquiridas no leilão realizado em dezembro de 2015, o que representa cerca de um terço dos concorrentes. Outros dois terços ainda dependem de correções de documentação junto ao órgão regulador. 

Metade da população mundial não tem acesso à Internet

Estudo da UIT comprova que a desigualdade digital está longe de acabar no mundo. São 3,9 bilhões de pessoas desconectadas, sendo a maior parte - 2,5 bilhões - vivendo em países em desenvolvimento.

CCT do Senado aprova projeto que permite uso do Fust para banda larga

A lei alterada, no entanto, ainda trata de projetos inseridos no Plano Geral de Metas de Universalização, justificativa para que apenas 1,2% dos recursos do Fundo tenham sido efetivamente utilizados. 

Internet ruim e habilidade dos professores limitam TICs nas escolas públicas

Estudo de fundo feito pelo Comitê Gestor da Internet em 12 instituições mostra as dificuldades de se implementar na prática programas de informatização do ensino criados em gabinetes em Brasília ou nos governos estaduais.



  • Copyright © 2005-2016 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G