INOVAÇÃO

USP ativa supercomputador que fará 20 trilhões de cálculos por segundo

Da redação ... 14/03/2012 ... Convergência Digital

Ainda neste mês de março, a Universidade de São Paulo (USP) adquiriu e começa a colocar em funcionamento um supercomputador considerado um dos cinco mais rápidos do país. O equipamento foi comprado com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e tem 2,304 mil processadores.

A máquina, cerca de 100 vezes mais rápida que o computador mais potente da universidade, consegue fazer 20 trilhões de cálculos por segundo e será usada pelos pesquisadores do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP e do Núcleo de Astrofísica Teórica da Universidade Cruzeiro do Sul, entidade parceira do projeto.

“Esse computador nos coloca entre os institutos líderes do mundo para fazer computação de alta performance”, destaca a professora de Astronomia da USP Elisabete Dal Pino. O primeiro teste de cálculo feito com o equipamento já demonstrou o potencial da nova máquina. Com o computador antigo, o procedimento levava uma hora e meia. Usando apenas metade da capacidade do novo superprocessador, o teste levou um minuto e 57 segundos.

"[Com o computador] Você pode modelar [criar virtualmente um modelo baseado em teoria] uma galáxia, colisões entre galáxias, colisões entre estrelas. Pode modelar a morte ou nascimento de uma estrela. E pode comparar esses modelos com o que você consegue obter a partir de observações a partir de telescópios”, ressalta Elisabete. O supercomputador, que custou mais de R$ 1 milhão, terá 10% do tempo de seu funcionamento destinado à comunidade astrofísica do país.


Cloud Computing
Mais da metade das empresas falham e ataques aumentam aos serviços na nuvem

Pesquisa Global da EMC mostra que 36% das organizações perderam dados no último ano como resultado de uma violação de segurança interna e 23% asssumem perda por violação externa.

TICs em Foco - TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Não tenha medo do risco digital

Na jornada da transformação digital, as falhas vão acontecer. O importante é saber lidar com o erro e evoluir.

Inovação está fora do orçamento de boa parte do mercado de TI

Pelo menos 20% das empresas nacionais de TI não fazem qualquer tipo de aporte em P&D, revela o Censo de TI 2015. Mais de 30% das companhias dedicam apenas 0,25% da receita à Inovação.

WCIT inova e versão brasileira terá prêmio global para empreendedorismo

Competição internacional vai premiar soluções de TIC que tragam impacto social. Inscrições estão abertas e vencedores serão conhecidos no Congresso Internacional de Tecnologia da Informação, que acontece em Brasília, de 03 a 05 de outubro.

Embrapa e Qualcomm fazem parceria para desenvolver drones

Objetivo do projeto é coletar, processar, analisar e transmitir informações das lavouras em tempo real para os agricultores e agentes ambientais de todo o Brasil.

Patente da Apple bloqueia câmera de smartphones em shows

Sistema prevê o reconhecimento de sinal infravermelho, que pode ser emitido do palcos de um espetáculo, por exemplo, a partir do qual o aparelho impede o uso da câmera tanto para filmar como fotografar. 

CVM cria núcleo para entender o impacto das Fintechs

De olho no mercado aplicações financeiras, a Comissão de Valores Mobiliários institiui um grupo de estudos e monitoramento dessas inovações, inclusive plataformas de ‘crowdfunding’. 



  • Copyright © 2005-2016 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G