INOVAÇÃO

USP ativa supercomputador que fará 20 trilhões de cálculos por segundo

Da redação ... 14/03/2012 ... Convergência Digital

Ainda neste mês de março, a Universidade de São Paulo (USP) adquiriu e começa a colocar em funcionamento um supercomputador considerado um dos cinco mais rápidos do país. O equipamento foi comprado com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e tem 2,304 mil processadores.

A máquina, cerca de 100 vezes mais rápida que o computador mais potente da universidade, consegue fazer 20 trilhões de cálculos por segundo e será usada pelos pesquisadores do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP e do Núcleo de Astrofísica Teórica da Universidade Cruzeiro do Sul, entidade parceira do projeto.

“Esse computador nos coloca entre os institutos líderes do mundo para fazer computação de alta performance”, destaca a professora de Astronomia da USP Elisabete Dal Pino. O primeiro teste de cálculo feito com o equipamento já demonstrou o potencial da nova máquina. Com o computador antigo, o procedimento levava uma hora e meia. Usando apenas metade da capacidade do novo superprocessador, o teste levou um minuto e 57 segundos.

"[Com o computador] Você pode modelar [criar virtualmente um modelo baseado em teoria] uma galáxia, colisões entre galáxias, colisões entre estrelas. Pode modelar a morte ou nascimento de uma estrela. E pode comparar esses modelos com o que você consegue obter a partir de observações a partir de telescópios”, ressalta Elisabete. O supercomputador, que custou mais de R$ 1 milhão, terá 10% do tempo de seu funcionamento destinado à comunidade astrofísica do país.


TICs em Foco - TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Prever. Prevenir. Detectar e Responder

Essas são a exigência da remodelagem da gestão de riscos e da segurança organizacional nas corporações.

McKinsey e Fundação CPqD vão fazer estudo de Internet das Coisas do BNDES e MCTIC

Depois de um processo de seleção - onde 29 propostas foram entregues - o BNDES selecionou o consórcio formado pela McKinsey &Company, Fundação CPqD e Pereia Neto Macedo Advogados para conduzir estudo sobre IoT para ser conhecido em dezembro.

Falta dinheiro e gente para Brasil ir do consumo à produção digital

País está muito avançado na aquisição tecnológica, mas atrasado na incorporação da tecnologia nos processos produtivos. Problema se estende à América Latina. "Se não trabalharmos logo, vamos apenas consumir o que é feito lá fora", adverte o consultor de Telecomunicações, Raul Katz.

Banco Original adota Bot no Messenger do Facebook

Desenvolvido pela área de inovação do banco, o Bot funcionará como um SAC robotizado, fornecendo respostas programadas sobre pagamentos, alterações cadastrais, caixa eletrônico, câmbio, cartões e outras funcionalidades.

Inovação é DNA para a Dell EMC no Brasil

Empresas vão integrar os Centros de Pesquisa e Desenvolvimento: o da EMC, especializado em Big Data, e o da Dell, no desenvolvimento de aplicações. "Vamos ficar ainda mais forte e atender à corporação", ressaltou Carlos Cunha. Investimentos para 2017 em Inovação são projetados em US$ 4,5 bilhões.

Não vão ser Leis que vão impor limites à Internet das Coisas

Posição foi defendida por Paulo Brancher, advogado do escritório Azevedo Sette. Segundo ele, é impossível fazer uma regulamentação capaz de abranger todo o escopo da conectividade.



  • Copyright © 2005-2016 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G