GESTÃO

Itautec ganha causa no TST sobre uso de telefone celular

Da redação ... 14/03/2012 ... Convergência Digital

Em recurso da 1ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho, a Itautec S. A. foi dispensada de pagar adicional de sobreaviso a um empregado que usava aparelho celular da empresa fora do horário de serviço. O órgão entendeu que o adicional é devido apenas no caso de o empregado ser obrigado a permanecer em casa para receber ordens de serviço do empregador, o que não acontece quando se faz uso de aparelhos como o celular, bip ou rádio.

A empresa recorreu ao TST contra decisão do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (Bahia) que a condenou ao pagamento de horas de sobreaviso e a multou por ter tomado medidas que atrasaram o processo. O entendimento foi que o uso do celular pelo empregado, para receber ordens da empresa, apesar de não limitar sua liberdade de locomoção, restringe seu tempo, que não pode ser usado de forma livre.

O relator da 1ª Turma do TST, ministro Vieira de Mello Filho, afirmou que a decisão regional se opõe à jurisprudência do TST, para a qual o pressuposto maior para a caracterização do sobreaviso é, justamente, a limitação de liberdade de locomoção do empregado e a limitação da disposição de seu tempo, conforme estabelece o artigo 224, parágrafo 2º, da CLT.

O relator esclareceu que o uso do telefone celular pelo empregado, por si só, não caracteriza o regime de sobreaviso, uma vez que ele não precisa permanecer em sua residência aguardando, a qualquer momento, ser chamado para o serviço. Ao contrário, dá a ele liberdade de aproveitar o seu tempo como ele quiser, bastando que mantenha o aparelho ligado e perto. O voto de Mello Filho foi seguido por unanimidade.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Tribunal Superior do Trabalho.


Ministério da Fazenda adere ao sistema de processo eletrônico

Acordo foi firmado nesta semana e a previsão é de que o Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional, ou ‘Conselhinho’, seja a primeira unidade que a implantar o SEI, em agosto. 

Videoconferência remove barreiras e ganha escala no ambiente empresarial

Vice-presidente América Latina e CALA da Polycom, Pierre Rodríguez, observa que o momento é do vídeo. "Ele elimina a barreira da distância, especialmente, em tempos de retração". No Brasil, a estratégia é massificar a ferramenta junto às PMEs.




Real Alagoas investe na tomada ágil de decisão com ERP Globus

Empresa, que atua no mercado de transporte do Nordeste, usa as informações consolidadas para melhorar o desempenho operacional.

Receita obriga MEI a fornecer lista de contatos em aplicativo

Ao baixar o aplicativo "SIMEI", nas lojas do Google ou da Apple, o microempreendedor individual é obrigado a fornecer a relação de todos os seus contatos. Fisco não dá qualquer explicação para fazer esse pedido.

Google respondeu a 57% dos pedidos de dados do governo brasileiro

Relatório de Transparência da empresa, relativo a 2014 a 2015, mostra que o Brasil ocupa a 8ª posição no ranking global de pedidos governamentais por dados de usuários.



  • Copyright © 2005-2016 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G