INCLUSÃO DIGITAL

Telebras troca fibras com Algar e chega a São Paulo

Luís Osvaldo Grossmann ... 13/03/2012 ... Convergência Digital

Um acerto de troca de fibras levará a rede da Telebras para a região metropolitana de São Paulo. Firmado com a Algar Telecom, o contrato viabiliza um anel óptico na capital paulista e a oferta do Plano Nacional de Banda Larga em contratos como o negociado com as prefeituras do ABC.

Assinado nesta terça-feira, 13/3, o contrato prevê uma troca de fibras apagadas e não envolve acerto financeiro. Com ele, a Algar ganha redundância no trecho entre Paulínia-SP e Curitiba-PR, enquanto a estatal chega à Avenida Paulista e ao Grande ABC, com extensão programada a Santos-SP.

“Fazemos uma troca entre um trecho não-urbano por um urbano que é muito importante para nós, em São Paulo. E ao chegar aos PTTs, atendemos os provedores”, disse o presidente da Telebras, Caio Bonilha. A demanda já existe, seja pelas obrigações de rede para a Copa ou a banda larga das universidades.

Em princípio a Telebras usará 42,5 km de fibras para completar o trecho entre as paulistas Barueri e São Caetano – passando por São Paulo. Isso viabiliza um anel óptico de 129 km na capital e, entre outros, permite o avanço no acordo entre a estatal e o Consórcio Municipal do Grande ABC.

De sua parte, a Algar leva um terceiro trecho de fibras entre São Paulo e Curitiba, pelo interior – os outros dois vão pela costa. “Ganhamos redundância e vamos analisar a possibilidade de outros mercados”, diz o presidente da Algar Telecom, Divino Sebastião de Souza.

Os termos do contrato, no entanto, facilitam a ampliação da troca de fibras. Em tese, portanto, outros 500 km de fibras em São Paulo poderão vir a ser utilizados pela estatal. “Temos capacidade de sobra”, emenda o presidente do conselho do Grupo Algar, Luiz Alberto Garcia.

Um anel óptico em São Paulo adianta a infraestrutura que a Telebras precisa disponibilizar para a Copa, além de outras obrigações importantes como o convênio com a Rede Nacional de Pesquisa para ampliação da banda larga disponível nas universidades.

No mesmo sentido, a estatal deverá firmar acertos semelhantes em outros estados – seja pela infraestrutura das 12 cidades sedes da Copa de 2014, mas mesmo antes disso para as seis da Copa das Confederações, no próximo ano: Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife e Salvador.


TICs em Foco - TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Não tenha medo do risco digital

Na jornada da transformação digital, as falhas vão acontecer. O importante é saber lidar com o erro e evoluir.

Governo interino promete para agosto novo Plano de Banda Larga

Sem adiantar proposta, o secretário de Telecomunicações do MCTIC, André Borges, disse que novas medidas e metas estão sendo definidas e serão tornadas públicas até o fim do próximo mês. 

Região do Porto Maravilha, no Rio de Janeiro, terá Wifi gratuito

Infraestrutura é um legado dos Jogos Olímpicos e servirá para a prefeitura da cidade colete dados para a oferta de serviços inteligentes na região. Cisco é a fornecedora da tecnologia.

Brasília e Entorno começam a receber conversores digitais do CadÚnico

Segundo a EAD, o braço operacional da digitalização da TV, os agendamentos estão abertos deste 25/4 pela internet (vocenatvdigital.com.br) ou pelo telefone 147.

Governo de SP faz pregão para ampliar uso de Wi-Fi

Mais 300 postos do programa de inclusão digital do Estado de São Paulo vão ter conexão pela rede Wi-Fi

Internet ruim e habilidade dos professores limitam TICs nas escolas públicas

Estudo de fundo feito pelo Comitê Gestor da Internet em 12 instituições mostra as dificuldades de se implementar na prática programas de informatização do ensino criados em gabinetes em Brasília ou nos governos estaduais.

IBGE: acesso à Internet pelo celular dispara 155% no Brasil

Além dos aparelhos móveis ultrapassarem os computadores como forma de acesso, também pela primeira vez o IBGE aponta que mais da metade dos lares têm acesso à rede: de 48% para 55% entre 2013 e 2014. Os dados são da PNAD, do IBGE.



  • Copyright © 2005-2016 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G