Convergência Digital - Home

HP abre versão beta do Cloud Services

Convergência Digital
Da redação - 01/02/2012

A HP anunciou nesta segunda-feira, 30/01, a disponibilidade em beta do HP Cloud Services, ambiente em nuvem da companhia. O lançamento é visto por analistas como o primeiro passo da companhia para ocupar seu espaço no setor de serviços web baseados em nuvem.

No anúncio formal do lançamento, a HP disse que os Cloud Services prometem uma infraestrutura pública em nuvem classe corporativa, que é baseada em padrões abertos e focada em desenvolvedores.

“Nossas ofertas iniciais de infraestrutura como serviço (IaaS), a HP Cloud Compute e a HP Cloud Object Storage, foram construídas sobre software e hardware da própria HP, com integração amigável a desenvolvedores baseada em tecnologia OpenSatck, que conta com um excepcional suporte ao usuário”, disse a companhia em comunicado.

A HP planeja prover acesso a partir de seu próprio data center via APIs (Application Program Interfaces) baseadas na arquitetura REST (Representational State Transfer) e vai oferecer ferramentas de software open source baseadas no padrão OpenStack, o que deve incluir também serviços móveis. Os desenvolvedores estarão livres para usar uma variedade de ferramentas e linguagens, como Ruby, Java, PHP e Python.

Em sua nova oferta, a HP começa com dois serviços chave. O HP Cloud Compute vai permitir o desenvolvimento de máquinas virtuais e sob demanda com instâncias computacionais customizadas, permitindo escalar e mudar workloads com facilidade.

Já o HP Cloud Object Storage vai prover armazenamento online sob demanda, que segundo a fabricante é ideal para arquivo e backup de conteúdo estático de aplicativos web e mídia. Para acessar os serviços, a HP pede um cartão de crédito válido, mas nenhuma cobrança será feita durante o período beta.

Facebook Twitter Google+ LinkedIn Email Addthis

Destaques
Destaques

Empresas brasileiras de nuvem protestam contra concorrência desleal

Para a Associação Brasileira das Empresas de Infraestrutura de Hospedagem na Internet, empresas estrangeiras não pagam impostos, nem atendem o Código de Defesa do Consumidor ou a CLT. Mercado local é projetado em US$ 1.2 bilhão/ano.

Receita define quais dados serão compartilhados sem sigilo fiscal

Regra é válida para órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional.



Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Veja mais artigos
Veja mais artigos

De Byte a Yottabyte em muito pouco tempo...

Por Wilson Grava*

O Big data impulsiona os negócios, mas tem riscos. Eles passam pelo uso inadequado, pelas violações e perda de dados até a preocupação do usuário final com a privacidade e segurança desses dados.

Mitos e verdades sobre ERPs em nuvem

Por Grasiela Tesser*

Ainda que Cloud Computing esteja se popularizando e sendo cada vez mais natural nas operações das empresas, muitas companhias ainda relutam em utilizar sistemas de gestão – os ERPs - na nuvem. É o medo da inovação.


Copyright © 2005-2016 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site