Home - Convergência Digital

5G Americas diz que Covid-19 reforça revisão das políticas de conectividade na América Latina

Convergência Digital - 19/05/2020

A pandemia da Covid-19 forçou os governos da América Latina a ajustarem suas abordagens para manter a conectividade dos habitantes. Em debate promovido pela 5G Americas, especialistas recomendaram a revisão de impostos como forma de incentivar a infraestrutura e os serviços digitais. Para eles, a isenção de tributos como forma de deixar esses serviços mais acessíveis de forma a garantir maior adoção pelas populações mais pobres.

A conversa mediada pela entidade destacou a importância da indústria das telecomunicações, a necessidade de incentivar a cobertura de infraestrutura e os serviços digitais, assim como implementar melhorias na disponibilidade de informação estatística do setor que permita identificar as áreas que precisam de maior investimento em novas tecnologias.

No debate, os especialistas ressaltaram que a indústria das telecomunicações setá reagindo de diversas maneiras em seus esforços para manter conectados seus usuários. A conectividade, reforçaram todos, vai além da provisão de serviços de teletrabalho ou tele-educação, é uma ferramenta que pode significar a diferença entre a vida e a morte de distintas pessoas, entre o se contagiar com a Covid-19 e o receber notícias atualizadas que viabilizam uma melhor convivência enquanto dure o estado de emergência.

Foi unânime a defesa por uma política de transparência de dados mais efetiva no setor, afim de alcançar dados mais fidedignos para que os Estados possam desenvolver políticas públicas eficientes. Os especialistas pediram ainda uma  maior colaboração entre os setores produtivos para que se possa criar uma nova era digital.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

14/08/2020
Huawei defende Parceria público privada para levar Internet à Amazônia

13/08/2020
Covid-19 aumentou o uso da internet nas classes C, D e E

03/08/2020
Covid-19: teles desligaram mais do que adicionaram clientes no mês de junho

03/08/2020
Unimed Fesp adota Citrix para trabalho remoto de quase 700 colaboradores

31/07/2020
Coronavírus SUS vai rastrear contatos de infectados com covid-19

31/07/2020
Teletrabalho: servidor é obrigado a assumir custo de energia, de TI e de Internet

30/07/2020
Algar é primeira contratada do MEC para fornecer internet gratuita para alunos de baixa renda

28/07/2020
Covid-19: Instituto Eldorado vai acelerar projetos de produção e manutenção de EPIs

28/07/2020
Empresas inadimplentes não serão excluídas do Simples em 2020

23/07/2020
Home office e comércio eletrônico salvaram 2020 dos data centers no Brasil

Destaques
Destaques

Venda de smartphones piratas dispara 135% no 1ºtri no Brasil

Tombo no primeiro trimestre foi de 8,7% - e chegou a 22,4% entre os aparelhos mais simples. Alta do dólar e a falta de componentes impactaram a venda dos dispositivos no país.

Tempo é um luxo que o Brasil não tem para fazer o 5G

Pesquisa da Omdia, ex-Ovum, em parceria com a Nokia, mostra que, nos próximos 15 anos, o 5G vai gerar R$ 5,5 trilhões para o País, sendo o governo beneficiado com o adicional de quase R$ 1 bilhão em receita com os serviços 5G.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV
Veja mais artigos
Veja mais artigos

Uma escolha de Sofia no leilão de 5G

Por Juarez Quadros do Nascimento*

Em um país democrático, como o Brasil, sem análise estratégica, não daria para arriscar em dispor, comercial e tecnologicamente, de “uma cortina de ferro ou uma grande muralha” para restringir fornecedores no mercado de telecomunicações.


Copyright © 2005-2020 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site