Home - Convergência Digital

Rio de Janeiro retoma lugar de polo de negócios em TI

Convergência Digital
Ana Paula Lobo e Pedro Costa - 11/07/2016

Foi um ano complexo, mas a 14ª edição do Rio Info 2016 fechou com uma estimativa de geração de negócios de R$ 4,6 milhões, com a participação de mais de 70 empresas nacionais de diferentes estados e oito delegações estrangeiras.

Em entrevista à CDTV, do portal Convergência Digital, os coordenadores do evento, Benito Paret, do TI Rio, e Alberto Blois, da Riosoft, sustentam que o evento foi marcado pelo consenso em torno de um pacto pela tecnologia envolvendo empresários, pesquisadores e autoridades do setor de TI.

Também ressaltam os debates voltados para as novas tendências como Internet das Coisas e a retomada do tema Engenharia de Software. "Fizemos um evento bastante participativo. Nós superamos a presença de público dos anos anteriores", diz Benito Paret.

O Salão de Inovação, conta Alberto Blois, teve uma disputa bastante acirrada. "Ganhar todo mundo gosta, mas o convívio com outros empreendedores é o maior ganho. São três dias de muito contato", pontua.  Assistam a entrevista.

Prêmios do Rio Info 2016

O Salão da Inovação faz parte do evento há oito edições. A empresa argentina Codes, há 18 anos no mercado de desenvolvimento de software, foi a vencedora, entre quatro finalistas, do Prêmio Salão de Inovação, com a apresentação da plataforma Puma – Plataforma Única de Monitoramento Agrícola.

Desta oitava edição do Salão da Inovação, participaram 16 projetos de empresas nacionais e internacionais que apresentaram inovações no setor de Tecnologia da Informação aplicadas a diferentes áreas.

A Copa Rio Info de Algoritmo (CRIA), uma competição nacional entre estudantes de nível médio e técnico promovida pelo Sindicato das Empresas de Informática do Rio de Janeiro (TI Rio) e pela Federação das Empresas de Informática (Fenainfo) mobilizou 453 instituições alunos de todo o país. O estudante Eduardo Lúcio, 16 anos, do 3º ano do ensino médio do Instituto Federal de Alagoas – Campus Arapiraca, foi o vencedor.

Na Sessão de Negócios a vencedora foi é a empresa Visent, de Brasília, criada em 1996, e que desenvolve soluções inovadoras em big data para o mercado de telecomunicações.

Facebook Twitter Google+ LinkedIn Email Addthis
LEIA TAMBÉM:

07/08/2017
Rio Info 2017 promove 8ª edição da competição global de Inovação

31/07/2017
Rio Info vai ao interior para consolidar TI fluminense

18/07/2016
Carioca Digital quer acabar com a peregrinação às repartições públicas

12/07/2016
Reoneração da folha extinguiu 52 mil postos de trabalho em TI

11/07/2016
Rio de Janeiro retoma lugar de polo de negócios em TI

11/07/2016
Monitoração em tempo real é o negócio da Internet das Coisas

11/07/2016
LNCC cria plataforma de big data e se aproxima das empresas

11/07/2016
Games: mercado de US$ 3 bilhões e em franca expansão no Brasil

11/07/2016
Sem financiamento, empresas de TI perdem competitividade

08/07/2016
Pós-Jogos, Rio negocia com Embratel e Cisco megarede de Telecom

Destaques
Destaques

Globo.com usa algoritmos para definir o que o leitor vai ler

Empresa conta com uma equipe com múltiplas habilidades – matemática, estatística, computação – no lugar de um time de cientista de dados. Modelo, no entanto, enfrenta resistência interna.

Setor quer marco legal para software nos moldes do Marco Civil da Internet

Legislação - que seria um conjunto de regulamentações - estaria associada à Lei de Patentes, à Lei de Inovação e à Lei de Compras Públicas de software, revela Gilberto Martins de Almeida, da GMA Advogados.


Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Copyright © 2005-2016 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site