TELECOM

Anatel aprova entrada do governo de Minas Gerais na Vodafone Brasil

Luís Osvaldo Grossmann ... 23/06/2016 ... Convergência Digital

A Datora Mobile, que desde 2013 atua como Vodafone Brasil, ganhou um novo sócio: é o governo de Minas Gerais. Por meio da Datora Participações, o grupo americano Chaicomm vendeu 45% da empresa para o braço de participações da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, a Codepar. 

A aprovação da Anatel, no entanto, exigiu excepcionar o negócio diante do que prevê a Lei do Seac (12.485/11). É que a o governo de MG controla uma empresa de radiodifusão, no caso, a Rádio Inconfidência. E a Lei do Seac proíbe participações cruzadas entre empresas que prestam serviços de telecomunicações de interesse coletivo e de radiodifusão. 

Não por menos, o conselheiro Otavio Rodrigues foi contra a autorização para o negócio. “Não consigo ver exceção. Ser estatal não afasta o que prevê a Lei do Seac”, sustentou. Mas foi voto vencido. João Rezende, Igor de Freitas e Aníbal Diniz acompanharam a posição da Procuradoria Especializada da agência, que entendeu que nesse caso a exceção seria justificável. 

A Datora Mobile, ou Vodafone Brasil, é uma empresa que atua no serviço de telefonia móvel por redes virtuais, ou MVNO, no jargão do setor. Voltada especialmente para o segmento de M2M, a empresa tem cerca de 47 mil clientes no país. 


Painel Telebrasil 2019
A 63ª edição do principal encontro institucional de lideranças do setor de telecomunicações e TICs acontecerá entre os dias 21 e 23 de maio de 2019, em Brasília. Saiba mais em paineltelebrasil.org.br
Veja o vídeo

TV Digital: Novo presidente da Anatel se mantém à frente do GIRED

Leonardo Euler, mesmo sugerindo que não gostaria de acumular funções, decidiu ficar à frente do Grupo que coordena a transição para a TV Digital e que libera frequência para a telefonia móvel - ação que tinha sido adotada pelo ex-presidente Juarez Quadros.

Telecom Italia entra em guerra de acionistas com nomeação de novo presidente

Mudanças no comando acirram as diferenças entre a francesa Vivendi e o fundo de investimentos americano Elliott. Crise pode vir a respingar na TIM Brasil, controlada pela operadora italiana.

Copel Telecom tem R$ 300 milhões para expandir oferta de FTTH

Empresa, que já soma 200 mil clientes no varejo, planeja chegar a 25 novas cidades com FTTH no primeiro semestre de 2019, revelou o CEO Adir Hannouche.

Pharol perde três recursos e não consegue anular plano de recuperação da Oi

Por meio da subsidiária brasileira Bratel, a acionista da operadora tentava anular a homologação do plano de recuperação judicial e fazer valer a AGE realizada com acionistas contrários ao acordo.



Painel Telebrasil 2017 - Cobertura Especial ConvergênciaDigital


Clique aqui e acompanhe a cobertura completa do Painel Telebrasil 2017

  • Copyright © 2005-2018 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G