Home - Convergência Digital

Projeto de lei quer proibir o uso do celular durante o trabalho

Luís Osvaldo Grossmann - 10/11/2017

Em tempos de flexibilização das leis trabalhistas, um novo projeto agora propõe proibir os empregados de usarem telefones celulares durante o expediente. Correligionário do ministro Gilberto Kassab, de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, o deputado Heuler Cruvinel (PSD-GO) sustenta na proposição que o uso “indevido e abusivo” dos aparelhos prejudica a produtividade. 

“Assistimos todos os dias a falta de atenção de funcionários em razão do uso privado do telefone celular”, justifica o parlamentar no que já virou o PL 9066/17. Ele diz que apresentou a proposta com “a motivação de buscar soluções para um dos problemas referidos com frequência por empregados, empregadores e consumidores, o do uso indevido e abusivo desses aparelhos, com prejuízo para o processo de produção de excelência”. 

Pelo teor da proposta, o PL 9066/17 ganhou ‘alerta vermelho’ no monitoramento legislativo da Coding Rights, entidade de defesa dos direitos humanos no mundo digital. O deputado entende que a legislação atual já permite ao empregador estipular condições de trabalho, inclusive quanto à proibição do uso de celular durante a jornada. Mas considera necessário reforçar essa possibilidade com uma lei específica. 

 “O uso ou não de aparelhos celulares não são objeto de uma legislação específica. No que a legislação e as negociações coletivas são silentes, o assunto se insere dentro do campo da discricionariedade do empregador. (...) O chamado poder regulamentar autoriza o empregador a padronizar procedimentos no âmbito da empresa, incluindo aí a proibição do uso de celulares ou outros meios de comunicação durante a jornada de trabalho”, defende o parlamentar.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

03/07/2020
Venda de smartphones piratas dispara 135% no 1ºtri no Brasil

25/06/2020
PL das Fake News tira celular e datacenter, mas inclui direito autoral. Votação é adiada para 30 de junho

22/06/2020
PL das Fake News: Novo texto amarra rede social com celular e exige dados no Brasil

08/06/2020
Justiça mantém uso de celulares para monitoramento da Covid-19 em São Paulo

02/06/2020
Senado adia e Câmara ganha versão light do PL das Fake News

02/06/2020
Autor do PL das Fake News pede retirada da pauta do Senado

02/06/2020
Relator cria projeto linha dura para combater fake news

01/06/2020
Autor do PL das 'fake news' sugere cortar imposições às plataformas e deixar debate para CGI.br

29/05/2020
Câmara prorroga desoneração da folha de TI até dezembro de 2021

22/05/2020
TST adota aplicativos de mensagens para conciliar patrões e empregados

Veja mais artigos
Veja mais artigos

Seis dicas para formar uma equipe de trabalho resiliente

or Craig Mackereth*

Formar uma equipe ou força de trabalho resiliente não é tarefa que se execute da noite para o dia. Tampouco é possível tornar uma equipe verdadeiramente resiliente se isso ainda não estiver integrado ao DNA da empresa.

Destaques
Destaques

Teletrabalho: medo de perder emprego cria obrigação de ficar 100% online

Pesquisa do LinkedIn aponta que 68% dos brasileiros têm trabalhado de uma a quatro horas a mais por dia por conta de estarem em home office. Maior parte reclama de ansiedade e estresse. Maioria também reclama da ausência dos colegas de trabalho, mas 43% se sentem mais produtivos com o trabalho remoto.

TST suspende demissões na Dataprev enquanto durar crise da Covid-19

Trabalhadores alegaram que os prazos acordados no fim da greve não terão como ser integralmente cumpridos diante da situação emergencial com a epidemia do coronavírus. 

TST: Teletrabalho tem de respeitar os contratos vigentes

Corte aponta, no entanto, que em situações emergenciais, como a atual crise da Covid-19, a adoção da jornada online temporária prescinde formalização, mas deve respeitar leis trabalhistas. 

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Copyright © 2005-2015 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site