O 6º Seminário Internacional sobre Análise de Dados na Administração Pública tem por objetivo promover o compartilhamento de experiências e boas práticas relacionadas ao uso de técnicas de análise e inteligência artificial como instrumento para melhoria da gestão e do controle de entidades e políticas públicas. O evento é organizado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) em conjunto com a Controladoria-geral da União (CGU).
O encontro ocorrerá nos dias 29 e 30 de setembro, 100% remoto e no formato usual: painéis de discussão e apresentação de trabalhos técnicos, escolhidos entre os inscritos por uma banca avaliadora.
Este ano, o destaque será para o compartilhamento de casos e experiências nacionais e internacionais de uso de tecnologia para o combate a fraudes em contratações vinculadas à pandemia da Covid-19.
A chamada de trabalhos está aberta, e o prazo para inscrevê-los se encerra na próxima terça-feira (15/9). Link para inscrição. Entre os temas de interesse estão:
- Processamento de linguagem natural (NLP). - Geoprocessamento e geotecnologias. - Aplicações de Inteligência Artificial na atuação do Estado. - Detecção de padrões e relacionamentos úteis à formulação ou execução de políticas públicas. - Detecção de anomalias, abusos ou fraudes na arrecadação ou no gasto de recursos públicos. - Priorização, por critérios de risco, urgência ou importância, de casos para auditoria, análise ou investigação pelo poder público.
Para participar das atividades, é necessário fazer a pré-inscrição. A programação e ficha de inscrição podem ser acessadas no endereço: www.brasildigital.gov.br.
* Com informações do TCU
A Hash recebeu aporte liderado pelo fundo QED Investor. O montante será aplicado para escalar a infraestrutura de pagamentos, possibilitando o processamento de mais de R$ 1,5 bilhão ainda este ano.
Iniciativas podem envolver áreas, entre outras, como Inteligência Artificial, Mobilidade, Bioeconomia, Grafeno, Biofármacos e Manufatura 4.0.
Instituto de Ciência e Tecnologia SiDi, Samsung, NVIDIA Enterprise e Pure Storage são responsáveis pelo primeiro supercomputador do país. Máquina tem capacidade de fornecer 125 petaflops, o que significam dois milhões de notebooks trabalhando em conjunto para realizar tarefa similar. Instituto SIDI abre vagas para contratar profissionais de TI.
A afirmação é do cofundador da Decoupling.co, Thales Teixeira, sobre a digitalização do mundo acelerada pela Covid-19. Para o especialista, 2025 já chegou e exige uma readequação imediata das empresas por sobrevivência.
O secretário Nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Regional e Urbano, Tiago Queiroz, disse que há projetos especiais como o água 4.0 e saúde 4.0. A deputada federal do PP/SC, Angela Amin, reforçou que as pessoas são a síntese das cidades inteligentes e é preciso um esforço para capacitar gestores públicos municipais e estaduais.