TELECOM

TV Paga: Projeto que deixa AT&T ficar com a Sky será votado dia 11 na CCT

Luís Osvaldo Grossmann ... 04/09/2019 ... Convergência Digital

A comissão de ciência, tecnologia comunicação e informática do Senado Federal costurou para uma votação na próxima semana do projeto de lei 3.832/19, que se propõe a excluir da Lei da TV paga brasileira os artigos que vedam a propriedade cruzada entre produtoras e distribuidoras de conteúdo audiovisual. 

Apresentado pelo presidente da comissão, Vanderlan Cardoso (PP-GO), o projeto tem tramitação relâmpago e nesta quarta,04/09, ganhou um aditivo ao relatório de Arolde de Oliveira (PSD-RJ), que incorporou um voto em separado de Rodrigo Cunha (PSDB-AL). 

Com isso, além de liberar a propriedade cruzada, o texto também passa a trazer expressamente que a Lei 12.485/11 não se aplica à internet. “Exclui-se do campo de aplicação da lei o provimento de conteúdo audiovisual sob qualquer forma por aplicações de internet”, inseriu Oliveira. 

A tramitação relâmpago do projeto, apresentado há dois meses, atende interesses danorte-americana AT&T, que comprou a Time Warner e pela lei brasileira seria obrigada a se desfazer da Sky, a segunda maior operadora de TV por assinatura do país, com 5 milhões de clientes. 

Já a menção expressa à internet mira em outro interesse específico, a briga da Claro contra a Fox que discute a oferta de conteúdo audiovisual pela internet desvinculada da assinatura de TV paga. A Anatel chegou a suspender o serviço Fox+, mas a decisão foi revertida na Justica.

Na pressão de ambos os interesses, houve resistência por parte dos senadores para que não fosse concedido novo pedido de vista, solicitado pelo senador Major Olímpio (PSL-SP), alegando tratar-se de novo relatório. Prevaleceu a diplomacia parlamentar, com acordo para votação na próxima quarta, 11/9.


Internet Móvel 3G 4G
Anatel autoriza Neoenergia a criar primeira rede privada LTE no Brasil

Projeto de R$ 10 milhões com a Nokia usa faixa de 3,5 GHz em rede elétrica inteligente no interior de São Paulo. Iniciativa vai permitir a a comunicação de todos os dispositivos da rede inteligente em Atibaia, Bom Jesus dos Perdões e Nazaré Paulista, abrangendo um total de 75 mil clientes da Elektro.

Revista do 63º Painel Telebrasil 2019
Veja a revista do 63º Painel Telebrasil 2019 Transformação digital para o novo Brasil. Atualizar o marco regulatório das telecomunicações é urgente para construir um País moderno, próspero e competitivo.
Clique aqui para ver outras edições

Globo e Netflix se unem contra streaming na Lei da TV Paga

Debate realizado na Câmara federal mostra que há muitas divergências sobre a questão entre os atores do ecossistema sobre a Internet ser ou não enquadrada na Lei do SeAC.

Teles lançam site Fique Antenado! para incentivar instalação de antenas

Página, produzida pelo SindiTelebrasil, tem o intuito de incentivar a instalação de mais infraestrutura de telecom. MCTIC e Anatel apoiaram a iniciativa. Frente Nacional de Prefeitos se dispôs a sentar à mesa e tirar as dúvidas das gestões municipais.

Telefónica Brasil vende 1.909 torres para Telxius por R$ 641 milhões

Empresa anunciou a venda depois do posicionamento oficial da companhia de abrir mão das operações na América Latina para centrar as atenções no mercado brasileiro.

PGR defende acesso a dados armazenados em celular sem ordem específica

Em parecer encaminhado ao Supremo Tribunal Federal, a Procuradoria Geral da República alega que deve ser adotado o mesmo entendimento de quando são apreendidos computadores ou DVDs.




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G