GOVERNO » Legislação

Casa Civil nega obstrução, mas argumenta que Covid-19 atrasou Autoridade de Dados

Luís Osvaldo Grossmann ... 13/07/2020 ... Convergência Digital

O governo federal defende novo adiamento à Lei Geral de Proteção de Dados (13.709/18) por entender que a pandemia de Covid-19 prejudicou a preparação das empresas e da própria administração, notadamente na tarefa de criação da Autoridade Nacional de Proteção de Dados. 

“Há muita clareza da importância da Autoridade, mas tivemos um fato fora do controle. E ouvimos do setor privado que estariam tendo muita dificuldade com o processo de compliance, algo que é mais difícil de fazer em home office. Tudo isso dificulta muito manter a vigência da Lei em agosto de 2020. Por isso surgiu a proposta na MP 959”, afirma o subchefe adjunto de política econômica da Casa Civil, Marcos Cesar Pinto.

A MP, no momento em vigor, estipula a vigência da LGPD a partir de maio de 2021. Há sinais no Parlamento de que deputados e senadores vão deixar essa Medida Provisória caducar. Se de fato for esse o destino da MP 959, a vigência volta para a data “original”, em 14 de agosto deste 2020. 

Ao discutir o tema em webinar promovido pela Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES) nesta segunda, 13/7, Marcos Cesar Pinto insistiu que a rediscussão da vigência está diretamente ligada à pandemia de Covid-19, e não por opção política. 

“Esse assunto não está esquecido na gaveta, nem teoria da conspiração de que o governo não quer LGPD ou é contra a proteção de dados. Temos a lei, e já temos clareza no desenho da autoridade. Por que não saiu? Porque fomos solapados pela pandemia. O que acabou dificultando essa fase final de preparação para que a Autoridade seja de fato instalada.”

Ele evitou indicar quando isso vai efetivamente acontecer, mas sugeriu que se dará antes do prazo previsto na MP 959. “Não vou dizer quando ANPD será feita, porque essas questões não estão sendo discutidas ainda. Mas não é porque a lei foi adiada para maio [de 2021] que a autoridade só será criada em 31 de abril. A intenção ainda é que a autoridade seja criada o quanto antes.”


Revista do 63º Painel Telebrasil 2019
Veja a revista do 63º Painel Telebrasil 2019 Transformação digital para o novo Brasil. Atualizar o marco regulatório das telecomunicações é urgente para construir um País moderno, próspero e competitivo.
Clique aqui para ver outras edições

Serviços digitalizados evitaram 65 milhões de visitas a órgãos públicos

A conta é da Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia, que considera atos inteiramente online anteriormente realizados somente com presença física do requerente. 

Suspeita de fraude faz Caixa bloquear 1,3 milhão de CPFs no Auxílio Emergencial

Total de contas bloqueadas responde por cerca de 5% dos pedidos aprovados. Para reativar o benefício, o dono da conta bloqueada terá de ir pessoalmente a uma agência e provar a sua identidade.

ABES: Software cobra transparência do ministério da Economia

Para o presidente da Associação Brasileira de Empresas de Software, Rodolfo Fücher, o veto à prorrogação da desoneração da folha chega em um momento onde a inadimplência aumenta e da falta de crédito.País caiu para 10º no ranking mundial de software.

Bolsonaro surpreende e veta prorrogação da desoneração da folha

Ao sancionar a Lei 14.020/20, presidente descartou manter o benefício até o fim de 2021 para 17 setores, inclusive TI e cal center. “Dispositivos acabam por acarretar renúncia de receita”, anotou na mensagem de veto.

Governo segue com privatização de Serpro, Dataprev e Telebras para 2021

O secretário de desestatização do Ministério da Economia, Salim Mattar, disse que não há mudança de planos do governo Bolsonaro, mesmo com o papel desempenhado pelas estatais de TI na pandemia, e está mantido o plano de vender 12 estatais no ano que vem.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G