Clicky

INTERNET

Tim Berners Lee: “A Internet não foi criada para corrigir a humanidade"

Ana Paula Lobo* ... 15/01/2021 ... Convergência Digital

A Internet está completando 30 anos e para o cientista considerado como 'Pai da Internet', Tim Berners Lee, ainda há muito por fazer para que a rede mundial alcance o seu ideal: ser aberta para todos. Em entrevista à revista norte-americana TIME, Lee destaca que a Internet, hoje, retrata o que é a sociedade global, com suas mazelas e alegrias.

"Sabíamos que a Internet seria usada para o bem e para o mal, como todas as tecnologias poderosas. Tínhamos a esperança de ao tornar a humanidade mais conectada, poderíamos ter uma sociedade com menos conflitos. Não aconteceu", lamentou o especialista. Tim Berners Lee aprofunda sua análise e é taxativo: a Internet está longe de ser uma rede para todos.

"A Internet é dominada pelos homens brancos. Temos poucas mulheres e raças minoritárias, mas também vemos trabalhos em andamento para tornar a rede mais democrática e acessível. Temos muito por fazer pela frente e é muito importante escrevermos capítulos melhores nos próximos anos", pontuou.

Três décadas depois - e especialmente depois de 2020, onde a Internet foi o pilar da estrutura global de enfrentamento aos efeitos da pandemia da Covid-19 - é impossível não reconhecer que a rede mundial mudou radicalmente a forma de comunicar, de fazer negócios e de viver do ser humano. Mas o crescimento da Rede Mundial trouxe problemas impensáveis até então, entre eles, o poderio das gigantes da Internet como Facebook, Google, Amazon, Apple e o surgimento das Fake News, que mudaram o cenário político em diferentes países, entre eles, o próprio Brasil.

Indagado pela TIME sobre as sombras que pairam sobre a Rede, Tim Berners Lee salienta que muitas pessoas acham que a publicidade foi o pecado original da Internet, mas para ele, são os usuários que vão, sempre, decidir como querem lidar com a Internet.  Admite que, hoje, há uma grande pressão para mudar as redes sociais, mas insiste: somente os usuários têm o poder de reescrever o modelo. "A regulamentação é uma boa ação, como acontece agora com as regras para garantir a privacidade. Mas sempre será o usuário quem vai decidir como a Internet vai funcionar", sustenta.

Os próximos anos da Internet, adiciona Berners Lee, precisam ser vividos para se ter a certeza de que a rede mundial está servindo à humanidade. "Esse é o único rumo possível para o futuro da Internet. Temos que construir sistemas livres, abertos e que assegurem a democracia. A Internet tem de servir ao homem. Esse segue sendo o meu ideal e pelo qual vou lutar", completou.


Revista Abranet 33 . jan-mar 2021
Veja a Revista Abranet nº 33
A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais impõe a contratação de um DPO (Data Protection Officer), profissional que tende a ficar cada vez mais requisitado e valorizado... Veja a revista completa.
Clique aqui para ver outras edições

HelpSystems mira LGPD e investe em classificação de dados

Finalizada a incorporação dos fornecedores Titus, Boldon James e Vera, a provedora ganha presença nacional e avança no segmento de classificação de informações confidenciais.

Oi oferta 1 Giga atenta a demanda dos clientes no FTTH

Operadora terá duas modalidades de oferta: banda larga + VoIP e banda larga+ IPTV. Objetivo é atrair novos consumidores para a base de clientes, revela Bernardo Winik, VP de clientes da Oi.

Fapesp abre chamada estratégica para Internet de R$ 30 milhões

Podem ser apresentadas propostas em temas como software livre, dados abertos e padrões abertos, entre outras.

Pix precisa avançar na proteção ao consumidor nas compras online

Para não ter dor de cabeça com sites fraudulentos, problemas na entrega ou cancelamento das compras feitas na Internet, o consumidor precisa ter atenção redobrada, adverte o CEO da paySmart, Daniel Oliveira.

Idec cobra ANPD, Senacon e Cade por medidas contra mudanças no WhatsApp

Entidade de defesa do consumidor alega que por não permitir consentimento, nova política de privacidade e termos de uso violam LGPD. Novo modelo da OTT está previsto para vigorar a partir do dia 15 de maio.



  • Copyright © 2005-2021 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G