Clicky

Teles seguem os bancos e aderem ao Cadastro Positivo

Convergência Digital ... 17/07/2020 ... Convergência Digital

As operadoras de telecomunicações anunciaram adesão ao Cadastro Positivo. Segundo o SindiTelebrasil, o processo de envio dos dados aos birôs de crédito deve estar implantado em até 90 dias, com a possibilidade de que clientes de serviços de telefonia, TV paga e banda larga incluam histórico de pagamentos no sistema. 

“A adesão do setor de telecom será formalizada nesta sexta-feira,[17/7] por meio de memorando de entendimento assinado entre o presidente executivo do SindiTelebrasil, Marcos Ferrari, representando as operadoras, e o presidente da Associação Nacional do Bureaus de Crédito (ANBC), Elias Sfeir”, informa o sindicato nacional das operadoras. 

Com a medida, as empresas de telecomunicações serão as primeiras, após as instituições financeiras, a compartilhar essas informações com os birôs de crédito operadores do Cadastro Positivo (Boa Vista, Quod, Serasa e SPC). A expectativa é que o processo tenha início no final de setembro. 

“A capilaridade do setor de telecom, presente em todas as camadas da sociedade, nos permite contribuir com essa iniciativa para facilitar a vida dos brasileiros, especialmente daqueles que têm histórico de bom pagador”, afirmou o presidente do Sinditelebrasil, Marcos Ferrari. O setor soma 200 milhões de acessos pós-pagos. 

“A nota de crédito, calculada pelo birô com base nos dados enviados pelas fontes, é resultado de uma análise dos hábitos de pagamento e do relacionamento de empresas e consumidores com o mercado. Quanto mais informações chegarem ao banco de dados do Cadastro Positivo, mais benefícios para os credores, os tomadores de crédito, economia e bem estar social", observou Elias Sfeir, presidente da Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC).

“É muito difícil encontrar um mercado de crédito que funcione a contento sem um histórico de informação sobre os tomadores de crédito compartilhado com todos os potenciais credores. O Cadastro Positivo traz compartilhamento seguro da informação, o que, pela experiência internacional, fará as taxas de juros caírem”, avaliou o diretor de Organização do Sistema Financeiro e Resolução do Banco Central (BC), João Manoel Pinho de Mello.


Internet Móvel 3G 4G
Índia bane para sempre aplicativos chineses como TikTok e WeChat

Tensão entre Índia e China só faz crescer. nos últimos meses por conta da pandemia de Covid-19. Dados de mercado dão conta que mais de 250 aplicativos chineses já foram banidos do País sob a acusação de 'ameaça à soberania e integridade'.

Covid-19 faz disparar as queixas contra banda larga e celular pré-pago

Balanço da Anatel mostra que no geral as reclamações caíram 0,5% em 2020. Mas aumentaram 31,6% na internet fixa e 16,2% na telefonia móvel. 

Venda de celulares cresce 10%, puxada por aparelhos mais caros

Segundo a IDC Brasil, smartphones tiveram alta de 14% entre julho e setembro de 2020, enquanto os modelos mais baratos, feature phones, caíram 26%. Mercado cinza encolheu e receita com vendas disparou 48%.

STJ: Agenda do celular não tem proteção de sigilo

Segundo a Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça, diferentemente de mensagens e conversas, contatos da agenda e registros de chamadas não precisam de autorização judicial para serem acessados pelas autoridades. 

Algar substitui Claro no 0800 do Ministério da Economia

Contrato de R$ 28,7 mil tem validade inicial de um ano, até o final de 2021. 




  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • O Portal Convergência Digital é um produto da editora APM LOBO COMUNICAÇÃO EDITORIAL LTDA - CNPJ: 07372418/0001-79
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G