Clicky

Home - Convergência Digital

Google, Claro, Oi, TIM e Vivo se unem, mais uma vez, contra WhatsApp

Luís Osvaldo Grossmann - 19/08/2020

Em parceria com a Google, Claro, Oi, TIM e Vivo lançam comercialmente nesta terça, 19/8, uma plataforma de mensageria voltada para negócios chamada Rich Business Messaging, ou simplesmente RBM. O movimento, que une fabricantes de dispositivos Android como Samsung, Motorola, LG, Multilaser e Positivo, renova a tentativa de oferecer um concorrente ao Whatsapp, desde que a parceria começou em 2017

Como explica a própria Google, “a nova plataforma de mensageria RBM trafega sobre o protocolo Rich Communications Services (RCS), versão mais atualizada  do serviço de mensagens SMS, por meio dos aplicativos Android Messages e Samsung Messages, como anunciado na região em 2017 e também a partir de um esforço conjunto do Google e da indústria de telefonia móvel brasileira”. 

Conforme o anúncio, o serviço é oferecido comercialmente pelas operadoras através dos seus parceiros por meio de um modelo de cobrança por mensagem avulsas, e por sessão de até 24 horas, quando usuário responde a mensagens avulsas antes de 24h. Para os usuários, não há consumo de franquia nas comunicações. “Para este lançamento, as quatro operadoras irão liberar, até o final do ano, o uso de sessões do serviço sem custo do RBM para o Ministério da Saúde enviar informações e orientações relacionadas à COVID-19.”

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

04/12/2020
STJ: É possível responsabilizar Google por postagem no Orkut anterior ao Marco Civil

12/11/2020
Grupo de 165 empresas avança contra Google e pede ação antitruste

21/10/2020
Montreal Viagens contrata BBTS para broker de SMS

20/10/2020
Em campanha, governo Trump abre ação antitruste contra Google

08/10/2020
Oracle x Google: Suprema Corte sentencia o futuro da programação

06/10/2020
Google reinventa Google Workspace para brigar com rival Microsoft

01/10/2020
Google testa no Brasil e Alemanha plataforma de remuneração para notícias

04/09/2020
Governo dos EUA prepara ação antitruste contra Google

26/08/2020
STJ rejeita mandados de segurança do Google contra Justiça do Rio de Janeiro

19/08/2020
Google, Claro, Oi, TIM e Vivo se unem, mais uma vez, contra WhatsApp

Destaques
Destaques

Qualcomm e Nokia: Ondas milimétricas são a mudança do modelo de negócio no 5G

Ondas milimétricas não apenas uma banda a mais para o 5G, mas são a base das novas aplicações com baixíssima latência, diz Francisco Soares, da Qualcomm. Wilson Cardoso, da Nokia, adverte que, até 2025, serão instaladas 200 mil ERBs para atender verticais específicas como a indústria 4.0.

Anatel: Cibersegurança em Telecom une teles e os mais de 10 mil prestadores de serviços SCM

"Não há como fazer obrigação em cibersegurança. O ambiente tem de ser cooperativo e não é apenas com as teles. São mais de 10 mil pequenos prestadores de serviços e eles têm de estar ativos. Temos de ter uma coordenação entre todos os atores", disse o superintendente de Planejamento e Regulamentação da Anatel, Nilo Pasquali.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV
Veja mais artigos
Veja mais artigos

5G precisa ser aberto e transparente

Por Fabio Rua

É possível afirmar que estamos vivendo um momento extremamente crucial na história da tecnologia, ainda mais após todo o processo de aceleração digital e transformação exigidos durante o período da pandemia de COVID-19. As decisões que tomarmos hoje sobre como as redes 5G serão construídas em nosso país terão um impacto sem precedentes na transformação dos negócios.


Copyright © 2005-2020 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site