INOVAÇÃO

Petrópolis terá sensores IoT para prevenção de enchentes

Ana Paula Lobo e Pedro Costa, do Rio de Janeiro ... 27/09/2019 ... Convergência Digital

No começo de 2020, Petrópolis, no Rio de Janeiro, terá um projeto de Internet das Coisas, em parceria com o BNDES e com a distribuidora de energia, ENEL, para prevenção às enchentes no município, que sofre com os deslizamentos de terra por conta da sua geografia, conta o secretário de Desenvolvimento da cidade, Marcelo Fiorini.

Em entrevista à CDTV, do portal Convergência Digital, durante o Rio Info 2019, realizado nos dias 16 e 17 de setembro, Marcelo Fiorini, foi taxativo ao afirmar que para localidades como Petrópolis, que é um patrimônio histórico e não pode fazer grandes obras estruturais, a tecnologia é o meio para melhorar os serviços e mitigar os riscos. "Tecnologia é investimento. Ela traz resultado. Custo é o que não se vê resultado", pontua.

Com relação aos projetos para tornar a cidade imperial em uma cidade inteligente, Marcelo Fiorini é taxativo: Política pública é de Estado e não pode ser usada para projeto político. A descontinuidade por conta das trocas de governo é ruim para o cidadão, uma vez, que nada acaba funcionando plenamente", diz. Assistam a entrevista com Marcelo Fiorini, secretário de Desenvolvimento Econômico de Petrópolis.



BC: Pagamento pelo WhatsApp terá de provar proteção aos dados

"Um arranjo que começa com 120 milhões de clientes não é pequeno", explicou Roberto Campos Neto.

Empresas nacionais reclamam da burocracia e deixam de investir em Inovação

Em pesquisa do Instituto Eldorado, empresas alegam que os instrumentos de fomento são burocráticos ou desconhecidos. Mais da metade das companhias ouvidas assumem que estão investindo menos em novas tecnologias.

Indústria de semicondutores reage à liquidação da Ceitec

Em nota, associação nacional do setor indica “preocupação” com a medida. “Liquidação distanciará ainda mais o Brasil do conhecimento de ponta.”

OBr.Global promove bootcamps Live sobre empreendedorismo

Aceleradora, especializada em internacionalização das empresas, ensinará técnicas adotadas no Vale do Silício, nos EUA.

Política de informática foi feita para o hardware, mas deu certo com o software

Para Sílvio Meira, a estratégia que o Brasil quer desenhar para Inteligência Artificial precisa desafiar à produção nacional para trazer os resultados pretendidos.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G