Home - Convergência Digital

Anatel autoriza Neoenergia a criar primeira rede privada LTE no Brasil

Convergência Digital - Carreira
Convergência Digital - 06/12/2019

A Anatel autorizou a Neoenergia, por meio da distribuidora Elektro, a operar a frequência de 3,5 GHz no projeto Energia do Futuro, em que vai construir um novo modelo de rede elétrica inteligente na região de Atibaia, no Interior de São Paulo. O projeto será a primeira rede privada de banda larga LTE no Brasil e a primeira para redes elétricas inteligentes na América Latina.

A tecnologia está sendo implantada em parceria com a Nokia e vai permitir a comunicação de todos os dispositivos da rede inteligente em Atibaia, Bom Jesus dos Perdões e Nazaré Paulista, abrangendo um total de 75 mil clientes da Elektro, e tem previsão de estar totalmente operacional em janeiro de 2020. 

O projeto, de R$ 10 milhões, iniciado em janeiro de 2018, pretende alavancar um consumo de energia elétrica mais consciente e eficiente, proporcionando uma nova experiência para o cliente, além de melhorar a qualidade do fornecimento, reduzir perdas e integrar os recursos energéticos distribuídos (geração solar, veículos elétricos e baterias).

A rede 4G LTE faz parte da estratégia do grupo para levar as redes inteligentes aos 13,9 milhões de clientes da Neoenergia nos próximos anos, desenvolvendo o modelo DSO (Distribution System Orchestrator), em que a distribuidora realiza a gestão energética completa do sistema elétrico. A tecnologia de telecomunicação vai garantir a confiabilidade necessária na comunicação das redes elétricas inteligentes (conhecidas em Inglês como smart grids).

A tecnologia conectará equipamentos de automação de rede, medidores inteligentes, subestações, sensores e concentradores de dados em toda a área de serviço, permitindo a automação por meio da troca de informação em tempo real entre os dispositivos e o Centro de Operações da Elektro, em Campinas (SP). O LTE será o elemento de conectividade que possibilitará a leitura em tempo real dos dados, mantendo a segurança e confiabilidade necessária.

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

29/01/2020
Anatel autoriza reajuste de até 8% nas ligações de fixo para celular

23/01/2020
Sem definição no Senado, Carlos Baigorri assume como substituto na Anatel

22/01/2020
Anatel adia definição sobre as normas para migração das concessões de telefonia

15/01/2020
Edital 5G e cálculo para o fim das concessões entre as prioridades da Anatel em 2020

14/01/2020
Consulta de pré-pagos por CPF chega aos estados do Nordeste e Centro-Oeste

19/12/2019
Estudo diz que celulares do Brasil não fazem mal à saúde

17/12/2019
Anatel antecipa debate sobre fim das concessões do STFC

16/12/2019
Com expansão para Nordeste, alerta de desastre pela TV paga alcança todo o país

12/12/2019
Clima azeda no Conselho Diretor da Anatel e atropela agenda regulatória

12/12/2019
Novo edital do 5G transforma ágio em obrigações, mas decisão fica para 2020

Destaques
Destaques

Falta profissional para pegar no 'pesado' do 5G

Os jovens não querem trabalhar na instalação e manutenção das redes móveis e faltam equipes para atender a demanda das operadoras. "Esse trabalho não é 'atrativo' e precisamos criar algo para fazer os jovens apostarem na área", advertiu o chairman da FCC, Ajit Pai.

O carro será uma Internet das Coisas

A projeção é do CIO para a América Latina da Fiat Chrysler Automobiles, André Souza Ferreira. Segundo ele, como um dispositivo conectado, o carro será um provedor de serviços ao cidadão.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV
Veja mais artigos
Veja mais artigos

Carro autônomo: decisões baseadas em dados vão evitar acidentes?

Por Rogério Borili *

O grande debate é que a inteligência dos robôs precisa ser programada e, embora tecnologias como o machine learning permitam o aprendizado, é preciso que um fato ocorra para que a máquina armazene aquela informação daquela maneira, ou seja, primeiro se paga o preço e depois gerencia os danos.


Copyright © 2005-2019 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site