NEGÓCIOS

Open Source perde cada vez mais espaço para o Windows nos servidores e some nos PCs

Ana Paula Lobo ... 04/06/2020 ... Convergência Digital

O Open Source pode ter recebido um 'abraço da morte' dos grandes fornecedores ao ser incorporado aos seus portfólios. A 31ª pesquisa da FGV EAESP de Tecnologia da Informação, conduzida pelo professor Fernando Meirelles, e divulgada nesta quinta-feira, 04/06, mostra que o open source está perdendo espaço de forma significativa nos servidores, onde despontou como grande opção de custo às empresas.

Se em 2009, o open source chegou a ter 31% de market share e apresentava uma tendência de crescimento nos servidores, hoje, ele está em baixa e deverá, em três anos, ficar com menos de 20% de participação, afirma o professor Fernando Meirelles.

Nos servidores, o Linux respondeu, em 2019,  por 22% de participação de mercado, com os sabores do open source, como o HP/UX e os Unix Like ficando com 5%. "As empresas realmente não estão mais investindo no Linux, Open Source, isso fica evidente", afirma Meirelles. O Windows, da Microsoft, - que ficou ameaçado - agora, nada de braçada e está em 77% dos equipamentos servidores.

Nos PCs, o Open Source nunca conseguiu ameaçar o reinado da Microsoft e cada vez mais estão fora desse mercado. O Windows está presente em 97% dos computadores das empresas, restando ao Open Source se contentar com 3% da preferência. A pesquisa da FGV ouviu 2.622 médias e grandes empresas em 2019. Um resumo da pesquisa pode ser acessado em: www.fgv.br/cia/pesquisa



Startup cria time de cientistas de dados para avançar nos negócios

Com sede nos EUA, a Fligoo atua nos segmentos de finanças, educação e saúde, e sabe da relevância de ter profissionais capacitados para lidar com os dados. "Prepare-se o tempo todo. Estude. Não espere a necessidade chegar", aconselha Leandro Ferrado.

São Paulo responde por mais de metade das prestadoras de serviços de TI

Em 12 anos, o setor de TI emprega aumentou em 95% as vagas e chega a quase 500 mil trabalhadores.

Fintechs mostram sua força no cadastramento para o PIX

Banco Central revela que Nubank, Mercado Pago e PagSeguro foram as instituições com mais cadastros de chaves de identificação para o uso do pagamento instantâneo, a partir de 16 de novembro. Em nove dias, o Banco Central contabiliza 33,7 milhões de cadastramentos.

STJ: Uso de criptomoedas para lavar dinheiro é crime de competência estadual

Criptomoedas não são caracterizadas pelo Banco Central como moeda tampouco são consideradas valor mobiliário pela Comissão de Valores Mobiliários, portanto, o ministro Felix Fischer, do STJ, entendeu que não cabe à justiça federal julgar crimes envolvendo o ativo.

ABES: desoneração da folha é vital para manter empregos em software e serviços

O Brasil cresceu 10,5% em TI em 2019, e deverá, apesar da Covid-19 e da crise econômica, registrar um crescimento de 4% em 2020, afirmou o vice-presidente do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira das Empresas de Software, Jorge Sukarie.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • O Portal Convergência Digital é um produto da editora APM LOBO COMUNICAÇÃO EDITORIAL LTDA - CNPJ: 07372418/0001-79
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G