Home - Convergência Digital

Code IoT oferece cursos online gratuitos sobre Internet das Coisas e linguagem scratch

Convergência Digital - Carreira
Convergência Digital - 01/07/2019

O scratch é uma linguagem de programação para criar animações e jogos em diferentes sistemas operacionais com o intuito de facilitar o aprendizado de conceitos matemáticos e computacionais, estimulando a criatividade e a resolução de problemas. A plataforma "Code IoT", iniciativa da Samsung em parceria com o LSI-TEC (Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico), disponibiliza esse e outros conteúdos online e gratuitos para professores e demais interessados em tecnologia.

O "Code IoT" está na terceira edição, com seis módulos de que vão desde Internet das Coisas (IoT) até o desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis. As inscrições podem ser feitas neste link. Ao final de todas as etapas será emitido para os participantes um certificado de conclusão de curso.

Romeu Afecto, professor da ETEC Albert Einstein, foi participante do Code Day e desenvolveu o plano de aula "Oficina de Scratch". O scratch é uma linguagem de programação de interface simples criada em 2007 pelo Media Lab do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), que permite aos jovens criar animações interativas e jogos com criatividade e de modo colaborativo. O interesse dos alunos da ETEC pelo scratch foi tão grande que foram necessárias novas turmas.

A "Oficina de Scratch" incentiva a expressão, melhora o raciocínio e introduz aos alunos conceitos básicos de programação. "Fiquei impressionado com alguns projetos criados durante a oficina. O contato das pessoas com a tecnologia é cada vez maior, e isso torna necessário o desenvolvimento dessas habilidades", comenta o professor Romeu Afecto.

A proposta da iniciativa da Samsung é estimular a prática do ensino de tecnologia em sala de aula para incentivar o interesse de alunos e professores no desenvolvimento de projetos com esse tema. O "Code IoT" apresenta conceitos básicos para serem aplicados em diferentes áreas do ensino com o objetivo de facilitar a compreensão de disciplinas relacionadas à tecnologia.

A plataforma "Code IoT" oferece cursos sobre à Internet das Coisas; Aprendendo a Programar; Eletrônica: Conceitos e Componentes Básicos; Programação Física; Aplicativos para Dispositivos Móveis; e Objetos Inteligentes Conectados. Desde a primeira edição o "Code IoT" já teve mais de 52 mil usuários inscritos.

Serviço – Cursos online e gratuitos na Plataforma Code IoT em português, espanhol e inglês

Início: 2 de setembro

Inscrições: http://www.codeiot.org.br

 

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

16/01/2020
Rede de IoT da American Tower atinge 220 cidades

07/01/2020
O carro será uma Internet das Coisas

18/12/2019
Fazendas da Atto Sementes contratam 4G e IoT da Vivo

18/12/2019
Qualcomm e BNDES lançam fundo para IoT já aderente à nova Lei de Informática

13/12/2019
TIM fecha acordo global com Nokia por IoT corporativa

12/12/2019
Inatel produzirá gateway para conexão residencial e IoT

26/11/2019
Campinas será a primeira cidade a testar IoT com dinheiro do BNDES

14/11/2019
Brasileiros já incluem dispositivos IoT em lista de desejos

08/11/2019
Brasil monta centro para dados, IoT e industria 4.0 com Fórum Econômico Mundial

01/11/2019
Aplicações de IoT terão de se alinhar à LGPD

Veja mais artigos
Veja mais artigos

A urgência de cultivar talentos para TIC no Brasil e no mundo

Por Breno Santos*

A transformação digital ainda é um desafio para muitas empresas no Brasil e a aplicação estratégica das novas soluções deve acontecer por meio de equipamentos e mão de obra qualificada.

Destaques
Destaques

Déficit de mão de obra na América Latina será de 570 mil profissionais em 2020

Empresas da região vão investir nas tecnologias da terceira plataforma - cloud, analytics, Inteligência Artificial - e vão requisitar cada vez mais especialistas em programação e desenvolvimento, projeta estudo da IDC América Latina.

Análise de requisitos define sucesso ou morte dos projetos de TI

Como demonstra o professor e pesquisador Marcos Kalinowski, do departamento de informática da PUC-RJ, especificação boa ou ruim pode triplicar a produtividade ou aumentar em até 50% os custos. O professor da PUC-RJ coordena um projeto de pesquisa na área de Engenharia de Requisitos que envolve mais de 50 pesquisadores de 20 países.

Negócios na nuvem vão gerar 491 mil empregos diretos no Brasil até 2024

A batizada, 'economia Salesforce', formada pelo ecossistema de parceiros e clientes da companhia, vai gerar nos próximos seis anos, 780 mil empregos indiretos e uma receita de R$ 247 bilhões em novos negócios. Transformação digital será responsável por 50% dos gastos com software e computação em nuvem.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV

Copyright © 2005-2015 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site