Clicky

OPINIÃO

O risco do crescimento desordenado no e-commerce

Por Carlos Guimar*
03/02/2020 ... Convergência Digital


Cada vez mais, o e-commerce quebra a barreira da desconfiança para os brasileiros, tornando-se um dos principais meios de compra na vida dos consumidores e das empresas. Entretanto, na medida que o comércio virtual ganha espaço na população do consumidor, as vulnerabilidades na segurança surgem na vida de quem administra este tipo de comércio. Com verdadeiros ecossistemas comerciais e logísticos montados para atingir mais vendas e mais entregas, os e-commerces focam seus esforços em estratégias agressivas de preços para venderem mais e no aumento das estruturas dos centros de distribuição, abrindo dutos específicos para escoar as mercadorias. Afinal, a velocidade é fator decisivo e diferenciado para o cliente.

Olhar para estes critérios não é errado. O erro está em tirar da lista outros itens igualmente importantes, como a segurança nas etapas da cadeia logística. O desequilíbrio interno afeta diretamente a relação com o cliente. O que se observa na maior parte dos casos é um crescimento desordenado, que coloca em segundo plano as atividades de segurança patrimonial e que previnem as perdas. Isso porque existe a falsa sensação de profissionais de logística de que suas aplicações trarão travas ou bloqueios ou que irão prejudicar o atingimento das metas estabelecidas. Ainda existem ideias, ou mesmo uma desculpa equivocada, de que uma boa apólice de seguro é capaz de suprir estas perdas do negócio. Vale dizer que seguradoras podem até trazer o retorno total ou parcial da perda financeira, todavia não fazem o cliente receber o seu pedido.

Cada venda realizada e sua remessa gerada é uma conquista seguida de um grande esforço para chegar às mãos do comprador. Esta remessa não entregue tem um prejuízo muito maior do que a perda financeira. Tem a perda do crédito da imagem, da marca do negócio. Reputação!

De acordo com algumas experiências obtidas nestes últimos anos, os fatores que devem ser considerados e tratados com efetividade são o de transporte, onde seus vários modais devem ser desenhados de acordo com a necessidade específica da empresa e ter todos os seus riscos externos tratados com o diferencial de tornar o negócio mais produtivo. Pode acreditar: isso é possível.

Os centros de distribuição em seus diversos formatos, modelos, tamanhos, pontos estratégicos de paradas para redirecionamento da carga e demais oportunidades devem imprimir agilidade na gestão estratégica, nos processos dinâmicos, na segurança física forte e direcionada. Em uma realidade marcada por estoques robustos, contendo produtos na casa de bilhões, deixar estas áreas mais seguras dificulta a possibilidade de perdas e extravios.

Vale lembrar que o processo de avançar a carga deixando estoques plenos ficando bem próximo do consumidor final, torna o tempo de entrega um grande atrativo para a venda, aqui se vale da velocidade e a possibilidade de menor frete onde se tem margem financeira de ganho ou negociação; deve se lembrar que segurança com agilidade aqui também se aplica.

Nesta linha de prevenção, existe uma parcela de milhões de reais que são perdidas e que devem ser consideradas como grande oportunidade dentro das empresas. Algo com números na casa de 60 milhões de consumidores, representando quase 30% da população brasileira, com a marca de mais ou menos 150 milhões de pedidos. Como dito anteriormente, o crescimento necessita de cuidados por quem quer estar à frente e fidelizar quem está comprando hoje e conquistar com assertividade quem está chegando.

*Carlos Guimar é especialista em segurança pública e privada e diretor associado de segurança empresarial na ICTS Security, consultoria e gerenciamento de operações em segurança, de origem israelense.


Carreira
Google Brasil abre inscrições para programa de estágio em 2021

Estudantes de todos os cursos universitários do país podem se candidatar até o final de dezembro. As entrevistas ocorrem entre janeiro e maio de 2021 e serão realizadas virtualmente ou por telefone.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • O Portal Convergência Digital é um produto da editora APM LOBO COMUNICAÇÃO EDITORIAL LTDA - CNPJ: 07372418/0001-79
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G