INCLUSÃO DIGITAL

Chamada inscreve telecentros para formação de agentes de inclusão digital

Convergência Digital ... 03/02/2020 ... Convergência Digital

O Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações lançou nesta segunda, 3/2, uma chamada pública para adesão de pontos de inclusão digital, outrora batizados telecentros, que queiram participar do programa de formação de 1,2 mil agentes de inclusão digital – alunos de nível médio que vão atuar como monitores nos próprios PIDs a quem quiser aprender a usar computadores e navegar na internet. 

Esses 1,2 mil alunos serão formados em curso ministrado à distância, a cargo do Instituto Federal de Educação Profissional do Rio Grande do Norte. A distribuição das vagas prevê 500 para a região Nordeste, 300 para o Norte, 200 para o Sudeste, além de 100 para Sul e 100 para o Centro-Oeste. 

A adesão se dá pelo envio de formulário ao MCTIC, que pode ser acessado por meio do endereço www.mctic.gov.br/mctic/opencms/publicacao/arquivos/Edital-06-2020-PID.pdf.  

Para aderir, o Ponto de Inlcusão Digital deve funcionar em imóvel com infraestrutura adequada, de acesso livre e gratuito à população, possuir computadores interligados em rede lógica, com acesso à internet em banda larga, disponibilizar linha telefônica para contato. Já os candidatos a agentes de inclusão social devem ter mais de 16 anos e concluído o ensino fundamental no momento da pré-seleção pelo respectivo ponto de inclusão digital. 

O curso terá 480 horas e vai oferecer conhecimentos e desenvolver habilidades necessárias à utilização dos recursos de computadores, tablets e smartphones. Uma parte da carga horária será destinada à elaboração e implantação de um projeto comunitário, visando à aplicação prática dos conhecimentos adquiridos pelo Agente de Inclusão Digital em atividades de apoio à comunidade onde vive.


Carreira
MP 936: Sindicatos dos trabalhadores e patronal advertem sobre risco de conflito judicial

Os acordos individuais para suspensão do contrato de trabalho ou redução de jornada de trabalho previstos na MP 936 poderão causar mais dor de cabeça para as empresas do que solução para o enfrentamento do período de isolamento provocado pelo coronavirus.

Agricultura: Mais de 5 mil torres poderiam ser usadas para levar banda larga à área rural

Estudo do Ministério da Agricultura mostra que o Brasil possui 82 mil torres com antenas celulares e seria possível, no curto prazo, usar parte delas para levar conexão ao campo.

Provedores Internet superam teles e massificam banda larga fixa no País

Os PPPs encerraram 2019 com 9.881.911 de acessos, à frente da Claro com 9.578.629, da Vivo (7.024.007) e da Oi (5.255.766).

Saldo de R$ 1,2 bilhão vai para transmissores em cidades pequenas e banda larga na Amazônia

Divisão dos recursos já é considerada como questão pacificada entre  as operadoras móveis e as emissoras de TV. 

Mais da metade das mulheres no mundo está sem acesso à Internet

União Internacional de Telecomunicações adverte que o sexo feminino é o mais afetado pela desigualdade no acesso à banda larga, em especial, nos países em desenvolvimento.

Huawei: nação digital é o último estágio da transformação digital

Conceito ainda é muito novo, mas engloba o uso e a análise dos dados para retroalimentar produtos e processos, conta o diretor de Comunicação e Relações com o Governo da Huawei Brasil, Juelinton Silveira.

Audima cria ferramenta para levar conteúdo aos analfabetos digitais

A partir da própria dor, uma vez que tem dislexia, Paula Pedrosa criou a Audima, uma startup que transforma palavras em áudios. "O império da visão exclui muita gente. Nosso desafio, hoje, é mostrar que inclusão monetiza", observa a executiva.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G