A Anatel abriu edital para contratar serviços de telefonia fixa e móvel para recebimento de chamadas destinadas ao call center 1331. O objetivo é substituir o contrato atual, que vence em 29 de janeiro de 2021 e o prazo inicial previsto é de 14 meses, que poderá eventualmente ser prorrogado. A estimativa é de um pregão de R$ 7,2 milhões.
O pregão eletrônico, via Comprasnet, está marcado para 3 de dezembro próximo. A Anatel aponta para a demanda decrescente de atendimento telefônico e crescimento do uso de canais digitais. Segundo o termo de referência da contratação, em 2019 foram realizados 4,8 milhões de atendimentos pela Anatel, incluindo o registro de 3,08 milhões de demandas de consumidores.
Tratam-se de reclamações contra as prestadoras e pedidos de informação para a agência, além de outros tipos de atendimento exclusivamente por telefone, como esclarecimento de dúvidas, encaminhamentos e acompanhamento de solicitações.
Do total, 1,69 milhão, ou 55%, foram chamadas telefônicas – quantitativo 5% inferior ao ano de 2018, com 1,78 milhão, então 58,8% das procuras de usuários de serviços à agência reguladora. Enquanto isso, a procura por meio do aplicativo passou de 315,79 mil (10,3%) em 2018 para 411,31 mil (13,3%) em 2019.
Assim, a estimativa é de 140 mil chamadas telefônicas mensais originadas de terminais fixos para o código de acesso a serviço de utilidade pública 1331, com 575.401 minutos mensais, e de 210 mil chamadas telefônicas mensais originadas de terminais móveis, com 1.068.900 minutos mensais.
O termo de referência explica que o acesso na modalidade Discagem Direta Gratuita (DDG), utilizando o prefixo 0800, destina-se exclusivamente para a Ativação/Reativação do Assistente Virtual Inteligente (ChatBot WhatsApp) da agência que será objeto de uma contratação futura.
Justiça Federal no Rio Grande do Sul acatou pleito em ação civil pública e determinou a suspensão da assembleia que nomearia liquidante da estatal do chip, localizada em Porto Alegre.
Ex-conselheiro e vice-presidente da Anatel deixou a estatal para ser substituído por Waldemar Gonçalves Ortunho Junior, em abril de 2019, mas, agora, retoma à companhia com a nomeação do coronel para a direção da Agência Nacional de Proteção de Dados.
Consórcio vencedor reúne Accenture, a multinacional de RP Burson-Marsteller e o escritório Machado, Meyer, Sendacz, Opice e Falcão Advogados.
Benefício, que acabaria este ano, foi prorrogado para dezembro de 2021, por decisão do Congresso Nacional, que derrubou o veto do governo. A desoneração da folha é considerada essencial para as empresas de TI e Telecom. Governo diz que medida é inconstitucional.
Segundo Abinee, com a demora na publicação de nova resolução Gecex, fabricantes postergaram embarques para evitar imposto de importação. Ministério da Economia diz que novo texto já foi aprovado.