INTERNET

Califórnia aprova lei de neutralidade de rede e proíbe zero rating

Luís Osvaldo Grossmann ... 03/09/2018 ... Convergência Digital

Nove meses depois de a FCC, a agência de telecomunicações dos Estados Unidos, derrubar as regras nacionais sobre neutralidade de rede, o mais rico e populoso estado americano, sede das gigantes Google e Facebook, aprovou uma lei ainda mais forte para repor as garantias de não discriminação de tráfego na internet.

O texto foi aprovado pelo Senado estadual e pelo equivalente à assembleia legislativa e agora espera apenas a sanção pelo governador Jerry Brown, Democrata como a maioria dos representantes estaduais que aprovaram a lei pela ampla margem de 23 votos a favor – todos os deputados Democratas e um Republicano – e 11 contrários.

A nova legislação é ainda mais forte do que as regras que a agência americana aprovara em 2015, pois além de impedir bloqueios ou tratamento discriminatório do tráfego também torna ilegal a prática conhecida como ‘zero rating’, pelo qual os provedores de conexão não descontam da franquia o acesso a determinados sites o aplicações.

Enquanto entidades de defesa de direitos civis comemoram, as empresas americanas reclamam que a lei prejudica a inovação e os modelos de negócios das teles. “Esta lei cria um tremendo precedente, capaz de modelar o mercado da internet não apenas na Califórnia, mas em todo o país, em benefício dos consumidores”, declarou a Consumers Union.

De fato, embora tenha sido o quarto estado americano a aprovar legislação no mesmo sentido, o peso do maior estado americano, sede de grande parte das empresas de tecnologia do país, deve se espalhar pelos Estados Unidos. Afinal, pelo menos 27 estados já foram à Justiça contra a decisão tomada pela FCC em dezembro passado.

Como lembrou o jornal New York Times, a influência da Califórnia é significativa e já serve de modelo em outras legislações, como as que tratam dos limites de emissões de poluentes pelos automóveis no país. E o estado de Nova York já trabalha em texto inspirado no que foi aprovado na semana passada.


ABES remove mais de 66 mil conteúdos ilegais em nove meses de 2019

Somente durante o terceiro trimestre, foram derrubados cerca de 20,7 mil links, websites e anúncios ilegais, um incremento de 4% se comparado o periodo de janeiro a setembro de 2018.

Fake News: WhatsApp quer incluir em norma eleitoral proibição a disparos em massa

OTT sugeriu que o artigo 34 da minuta de resolução, que proíbe a propaganda eleitoral via telemarketing, seja expandido para vedar também o disparo em massa de mensagens através de aplicativos.

VINCI Partners: 'jeitinho' não tem vez na atração de investimento

"Ser empresário no Brasil é um ato de heroísmo e é preciso, as vezes, traçar atalhos para crescer, mas é necessário entender a hora de deixar de ser herói e colocar a bola no chão, mesmo que isso provoque um freio no crescimento", orienta o gerente de capital privado, Gabriel Felzenszwalb.

"Internet corre sério risco. Temos de mudar agora", clama Tim Berners-Lee

Um ano depois de lançar seu ‘Contrato para a Web’, o criador da WWW já conta com compromisso de mais de 150 organizações pelo mundo, mas ressalta a necessidade de mudanças imediatas contra abusos.  "Estamos perto de viver no mundo uma distopia digital", ressaltou.

Horizons Telecom vai às compras para ser nacional

Mas a estratégia é não perder a origem do negócio: fidelizar o cliente pelo atendimento, diz o diretor da operadora, Ricardo Montanher. "Nosso cliente não fala com URA", afirmou.

Revista Abranet 28 . ago/set/out 2019
Veja a Revista Abranet nº 28 O 802.11ax - ou Wi-Fi 6 - promete melhor desempenho por dispositivo, cobertura estendida, maior duração de bateria no devices conectados por ele e protocolos de segurança. E muito mais.
Clique aqui para ver outras edições

Acompanhe a Cobertura Especial do II Congresso Brasileiro de Internet - Abranet

Empresas da Internet pedem mais segurança jurídica

“O Marco Civil da Internet trouxe base sólida para criar parâmetros para se ter lei mínima para a Internet seguir avançando, mas, infelizmente, vemos varias iniciativas tentando modifica-lo", afirmou o presidente da Abranet, Eduardo Parajo.

Acompanhe a Cobertura Especial do II Congresso Brasileiro de Internet

  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G