INTERNET

Senado dos EUA aprova ato que mantém regras de neutralidade de rede

Luís Osvaldo Grossmann ... 16/05/2018 ... Convergência Digital

Com até mais votos que o previsto, o Senado dos Estados Unidos aprovou nesta quarta, 16/5, a revisão da norma da FCC que acaba com as obrigações de neutralidade de rede nas conexões internet. Mas em que pese a conversão de três Republicanos, é pequena a chance do placar favorável se repetir na Câmara. E muito menos de a medida sobreviver a um eventual veto de Donald Trump.

A vitória, porém, é um marco político. Além de todos os Democratas, os votos favoráveis de duas senadoras e um senador Republicano fizeram do placar de 52 a 49 até maior que o esperado. Mas a folga governista entre os Representantes é maior. E o assunto claramente ganhou coloração partidária nos Estados Unidos. O presidente da FCC de Trump, Ajit Pai, repete sem parar que as novas regras derrubam o caráter intervencionista do governo Barack Obama.

O movimento pró-neutralidade se valeu de um dispositivo legal dos Estados Unidos, o Congressional Review Act, que permite ao parlamento modificar decisões administrativas de agências governamentais por maioria simples. Seus defensores torcem para que o tema ganhe força política suficiente para ser aprovado pelos deputados – no que também ajudam os 22 dos estados americanos que foram à Justiça contra a FCC.

Entre os analistas americanos, no entanto, a principal aposta é de que o ato não chegará sequer a ser votado na Câmara de Representantes. Enquanto isso, Ajit Pai marcou para 11 de junho próximo a entrada em vigor das regras aprovadas também em caráter partidário, pela maioria de 3 a 2 entre os comissários da agência de telecom dos EUA.



Procon-SP multa SBT por propaganda infantil no YouTube

Denúncia, ainda de 2017, rendeu sanção de 387,36 mil contra a emissora. 

Toffoli concede liminar à Netflix e suspende proibição a especial do Porta dos Fundos

Presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffolil, revogou a decisão do Tribunal de Justiça do Rio de janeiro.

Tubular Labs desembarca no Brasil em parceria com a Polis Consulting

Empresa brasileira especializada em Marketing Digital adquiriu os direitos de comercialização da solução de análise e medição de vídeos.

Supremo remarca audiência pública sobre remoção de conteúdo na internet

Ação do Facebook, apoiada por Google e Twitter, questiona decisões que afrontam artigo 19 do Marco Civil, que exige ordem judicial antes de responsabilizar provedores. 

NIC.br: A Internet será IPv.6-only e é hora de abandonar o IPv.4

“Tem um monte de pedras no caminho e muitas dificuldades, mas temos de olhar o horizonte e ele é IPv6-only”,afirmou o gerente de projetos e desenvolvimento do NIC.br, Antonio Moreiras, no IX Forum 13, realizado em São Paulo.

Revista Abranet 29 . dez/nov 2019 - jan 2020
Veja a Revista Abranet nº 29 Abranet teve uma atuação intensa em 2019, encaminhando contribuições públicas para consolidar uma internet produtiva, livre e inovadora. Futurenet: entidade discute tendências de mercado e tecnologia. Veja a revista.
Clique aqui para ver outras edições

Acompanhe a Cobertura Especial do II Congresso Brasileiro de Internet - Abranet

Empresas da Internet pedem mais segurança jurídica

“O Marco Civil da Internet trouxe base sólida para criar parâmetros para se ter lei mínima para a Internet seguir avançando, mas, infelizmente, vemos varias iniciativas tentando modifica-lo", afirmou o presidente da Abranet, Eduardo Parajo.

Acompanhe a Cobertura Especial do II Congresso Brasileiro de Internet

  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G