GOVERNO

Serpro escolhe parceiros para digitalização de serviços públicos

Luís Osvaldo Grossmann ... 08/10/2019 ... Convergência Digital

O Serpro abriu nesta terça, 8/10, uma chamada pública para escolher parceiros de negócios no processo de digitalização de serviços públicos, começando por mais de 1 mil deles na esfera federal, mas com potencial para estender as ofertas a estados e municípios. O período de manifestação de interesse vai até 19/11, pelo email parcerias@serpro.gov.br

Como explica o edital, que pode ser acessado por este link, serão selecionados quatro consultorias especializadas como para a formação de uma “Lista Curta”, que serão convidadas a apresentar propostas financeiras, de acordo com os serviços que forem demandados pelos órgãos públicos. 

“Os serviços visam integrar as iniciativas digitais dos governos federal, estadual e municipal, viabilizando ferramentas e soluções tecnológicas, reduzindo a burocracia e ampliando a oferta de serviços públicos digitais”, explica o Serpro, que justifica as parcerias “devido a quantidade reduzida de profissionais que são habilitados em mapeamento/remodelagem de processos e a necessidade de diagnóstico organizacional de muitos de seus clientes”. 

Como explica ainda o edital, a Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia identificou 1.164 serviços a serem digitalizados. “Estes serviços podem estar prontos a serem digitalizados ou precisam de consultoria especializada para sua remodelagem, passando pela identificação das necessidades do órgão e do seu público-alvo”. 

A ideia, portanto, é escolher os parceiros para que esses se encarreguem do “diagnóstico organizacional, mapeamento/modelagem e remodelagem de processos, desenho e priorização das jornadas e experiências dos cidadãos, dos processos e serviços, definição e desenho das arquiteturas, soluções técnicas e modelos de interação com ecossistemas de soluções, planejamento e gestão das mudanças e impactos organizacionais, culturais e comunicação com seus stakeholders”. 


Revista do 63º Painel Telebrasil 2019
Veja a revista do 63º Painel Telebrasil 2019 Transformação digital para o novo Brasil. Atualizar o marco regulatório das telecomunicações é urgente para construir um País moderno, próspero e competitivo.
Clique aqui para ver outras edições

Salim Mattar e Paulo Uebel deixam o Ministério da Economia

Anúncio foi feito pelo próprio ministro Paulo Guedes. Segundo ele, José Salim Mattar está insatisfeito com o ritmo das desestatizações -em TIC, havia a previsão das vendas do Serpro, Dataprev, Telebras e CEITEC. Já Paulo Uebel, à frente da transformação digital do goveno não teria gostado de a reforma administrativa ser adiada para 2021. 

Serviços digitalizados evitaram 65 milhões de visitas a órgãos públicos

A conta é da Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia, que considera atos inteiramente online anteriormente realizados somente com presença física do requerente. 

Suspeita de fraude faz Caixa bloquear 1,3 milhão de CPFs no Auxílio Emergencial

Total de contas bloqueadas responde por cerca de 5% dos pedidos aprovados. Para reativar o benefício, o dono da conta bloqueada terá de ir pessoalmente a uma agência e provar a sua identidade.

ABES: Software cobra transparência do ministério da Economia

Para o presidente da Associação Brasileira de Empresas de Software, Rodolfo Fücher, o veto à prorrogação da desoneração da folha chega em um momento onde a inadimplência aumenta e da falta de crédito.País caiu para 10º no ranking mundial de software.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G