Clicky

Home - Convergência Digital

Procon de SP notifica Apple por problemas em celulares resistentes à água

Convergência Digital* - 09/09/2020

O Procon-SP notificou a Apple pedindo explicações sobre a negativa da cobertura de assistência técnica de aparelhos de celular que, apesar de serem anunciados como sendo resistentes à água, apresentaram defeito. Consumidores reclamaram que entraram em contato com a multinacional após os produtos apresentarem problemas durante o período de garantia e a empresa recusou-se a fazer o reparo (ou troca) alegando contato com líquido.

A empresa deverá apresentar os laudos de análise técnica referentes aos iphones de cada um dos 21 (vinte e um) consumidores que registraram queixa no Procon-SP que demonstre por onde entrou e que caminho o suposto líquido percorreu no aparelho, bem como justificar o motivo da exclusão da garantia, já que a resistência à água é uma das características presentes na oferta dos modelos.

Também deverá: comprovar que a entrada do líquido no aparelho ocorreu uma vez que os consumidores fizeram utilização fora das condições indicadas; demonstrar qual a quantidade de líquido/umidade/água necessária para o acionamento do sensor de líquidos e informar se este sensor permanece ativo durante toda a vida útil do aparelho.

O Procon-SP demandou ainda que a empresa apresente os dados fáticos, técnicos e científicos que dão sustentação à publicidade sobre os modelos de iphone em questão.

Os modelos envolvidos são os iphones 11, 11 Pro, 11 Pro Max, SE (segunda geração), XS, XS Max, XR, X, 8, 8 Plus, 7 e 7 Plus, ofertados como resistentes à respingos, água e poeira; e ainda os modelos XS, XS Max, 11 Pro Max, ofertados como resistentes à água, conforme ofertas nos sites do fabricante e de empresas do varejo. A Apple tem sete dias para responde aos questionamentos.

* Com informações do Procon-SP

Enviar por e-mail   ...   Versão para impressão:
 

LEIA TAMBÉM:

08/04/2021
Ministério da Justiça exige cadastro de redes sociais no Consumidor.gov.br

05/04/2021
Brasileiros apelam pelo fim do telemarketing em consulta da Anatel

22/03/2021
ANPD e Senacon firmam acordo para investigar vazamentos de dados

20/03/2021
Apple ignora cobranças do Procon-SP e leva multa de R$ 10,5 milhões

15/03/2021
Queixas sobre comércio eletrônico disparam 86% e alertam para proteção de dados

15/03/2021
Com Covid-19, telecom volta a ser campeã de reclamações

15/03/2021
ANPD: Consumidor deve ter cautela ao fornecer dados online

08/03/2021
Claro tem melhores notas no celular e TV paga, Oi concentra as piores avaliações

08/03/2021
Banda larga fixa é o serviço pior avaliado pelos consumidores

12/02/2021
Teles avançam com normativo de autorregulação para cobrança de produtos e serviços

Destaques
Destaques

Brasil está fora dos países liberados pela Espanha para o Mobile World Congress

Programado para acontecer de 28 de junho a 01 de julho, o organizador, GSMA, fechou um acerto com as autoridades espanholas para isentar os participantes das restrições impostas às pessoas de fora da União Europeia.

Highline se propõe a comprar licença 5G e oferecer espectro como serviço para ISPs

A proposta da empresa, explicou Luis Minoru, diretor de estratégia e novos negócios, é o de oferecer toda a infraestrutura na modalidade de serviço. Já há testes em andamento, não revelados, para o funcionamento da modalidade que inclui a operação de telefonia móvel.

Veja mais vídeos
Veja mais vídeos da CDTV
Veja mais artigos
Veja mais artigos

Com rede sujeita a apagões, qual impacto do 5G na energia no Brasil?

Por Pedro Al Shara*

Segundo pesquisa da Vertiv, fornecedora de equipamentos e serviços para infraestrutura crítica, um aumento da ordem de 150% a 170% no consumo energético é projetado no setor de Telecom até 2026. Com toda a inovação que o 5G representa, mais dispositivos poderão acessar a internet móvel ao mesmo tempo, utilizando o mesmo sinal.


Copyright © 2005-2020 Convergência Digital ... Todos os direitos reservados ... É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste site