A Receita Federal divulgou, em comunicado, que “em razão de incidente ocorrido durante operação em equipamentos do Serviço Federal de Processamento de Dados alguns serviços têm apresentado momentos de indisponibilidade nos últimos três dias”. No entanto, avisa que não vai alterar prazos para cumprimento de obrigações.
“A Receita Federal esclarece que a instabilidade não tem afetado qualquer sistema relacionado ao cumprimento de obrigações tributárias principais ou acessórias, com prazo para encerramento nesta semana”, reforça o Fisco.
Segundo o Serpro, “em razão de uma intercorrência técnica, alguns serviços da Receita Federal do Brasil sofrem instabilidade momentânea. A previsão é que os serviços sejam gradativamente restabelecidos até o próximo domingo, 19 de janeiro”.
A estatal avisa que os sistemas afetados envolvem emissão de Certidão Negativa e Situação Fiscal, Caixa Postal, Parcelamentos Especiais, Simples Nacional (consulta aos documentos de arrecadação pagos), arrecadação (distribuição dos tributos de ITR e Simples Nacional), juntada de documentos ao e-Processo, Infojud e Dossiê Integrado.
Usuários têm relatado instabilidades no Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples Nacional – Declaratório (PGDAS-D) , desde sexta-feira (15). Em nota, Fisco diz que a área técnica está trabalhando no reparo com prioridade.
Com a definição dos novos valores, foi desbloqueado o envio de eventos periódicos no sistema eletrônico de registro das informações trabalhistas.
Percentual, a título de manutenção do portal ‘Antecipagov’, incide sobre o valor nominal dos empréstimos lastreados em recebíveis previstos em contratos com a administração federal.
Solução criada pela RNP faz parte de projeto para criação de um ‘datalake’ educacional, em desenvolvimento pela do Ministério da Educação.