INTERNET

Brasileiro precisa entender que os dados valem muito dinheiro

Ana Paula Lobo e Rafael Mariano ... 13/12/2018 ... Convergência Digital

Os brasileiros precisam dar a real importância e valor, inclusive financeiro, aos dados, considerados o ativo mais valioso do mundo, diz o professor Luca Belli, da FGV/Rio de Janeiro."Exatamente por isso é preciso ter muito cuidado com a sua coleta e com o seu uso", sinaliza.

Questionado sobre a Inteligência Artificial, Luca Belli diz que ela é uma tecnologia e, por isso, pode ser positiva ou negativa. "Ela pode dar mais eficiência, mas pode gerar também muitas discriminações. É essencial entender o uso da IA para a tomada de decisões. É preciso abrir a caixa preta e entender quais são os critérios usados para as decisões vindas dos algoritmos", reforça.

Ainda de acordo com o professor da FGV/Rio de Janeiro, com 210 milhões de produtores de dados, o Brasil tem uma vantagem competitiva enorme no cenário global, mas precisa formar as pessoas para que elas possam, enfim, entender o valor dos dados. Com relação à Lei Geral de Proteção de Dados, foi taxativo: sem Autoridade, a legislação não vai funcionar direito. Assistam a entrevista com Luca Belli, na FGV/Rio de Janeiro.


Revista Abranet 30 . fev-mar-abr 2020
Veja a Revista Abranet nº 30 A matéria de capa enfatiza a relevância do engajamento ao mostrar que uma internet mais segura depende da ação conjunta de todos os atores do ecossistema. Tratamos também do leilão das frequências do 5G. Veja a revista.
Clique aqui para ver outras edições

TJ de São Paulo libera intimação pelo WhatsApp

Exceção vale para medidas protetivas de urgências, desde que autorizadas no boletim de ocorrência.

Mesmo maioria, mulheres ganham menos que homens como influenciadoras digitais no Brasil

Pesquisa aponta que nos segmentos de tecnologia, as mulheres ganham, em média, metade do que os influenciadores masculinos. No Sudeste, disparidade média é de 33%. 

Coronavírus: Justiça do Recife celebra casamento por videochamada na Internet

Cerimônia foi realizada por uma chamada de vídeo por celular do juiz da 1ª Vara de Família e Registro Civil da Capital do Recife, Clicério Bezerra.

YouTube e Netflix aderem à redução de qualidade de vídeos no Brasil

YouTube vai passar vídeos apenas em resolução SD no País. Já a Netflix, vai repetir a estratégia da Europa: reduzirá em 25% a quantidade de dados trafegados.

Demonizar a Internet não resolve a falta de educação

O Brasil precisa de mais diálogo e educação na Internet e entender que a rede é um meio. "A falta de civilidade digital é um retrato da nossa sociedade", afirma Caio Almeida, da Safernet.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G