NEGÓCIOS

TICs derrubam serviços em junho, diz IBGE

Luís Osvaldo Grossmann ... 09/08/2019 ... Convergência Digital

O volume de serviços no Brasil recuou 1% em junho de 2019, na comparação com maio, segundo divulgou o IBGE nesta sexta, 9/8. Segundo o instituto, houve recuo disseminado no setor de serviços como um tudo, embora com contribuições mais significativas para a queda, como foi o caso do setor de informações e comunicações. 

“Quando a gente olha para dentro dos setores, os principais impactos vieram de serviços de informação e comunicações, pressionados pelo setor de tecnologia da informação”, diz o gerente da pesquisa, mensal de serviços do IBGE, Rodrigo Lobo. Os dados apontam, ainda, para a contribuição negativa também de serviços audiovisuais. 

O ramo de serviços de informação e comunicação caiu 2,6% em junho. Sendo que o segmento de tecnologia da informação despencou 10,1%. Segundo  a pesquisa do IBGE, as influencias negativas vieram de desenvolvimento e licenciamento de programas, TV aberta e telecomunicações. 

No acumulado do ano, a taxa ainda é positiva – embora tenha caído para 0,6% como desempenho do semestre. Para tanto, os serviços de informação e comunicação exerceram o principal impacto positivo, ainda apresentando crescimento acumulado de 2,6%. Nesse caso, destaques positivos para portais, provedores de conteúdo e ferramentas de internet; consultoria em TI, e desenvolvimento de software. 


Cloud Computing
Serpro vai oferecer Dados como Serviço ao Comando da Aeronáutica

Valor do serviço é de R$ 402 mil e tem validade de um ano e consiste na extração de dados brutos dos sistemas a serem compartilhados entre órgãos e entidades do Governo Federal.

Assespro promove o Censo do setor de TI edição 2019

Entidade conta com a colaboração das empresas do segmento para formular estratégias de desenvolvimento de novos negócios.

Brasil vai investir R$ 37,2 bilhões em TICs em 2020

Incertezas políticas e o baixo crescimento econômico não estão freando os aportes em TICs na América Latina e no Brasil, assegura a consultoria IDC. Maior parte dos aportes será feito em cloud, analytics, mobilidade e empreendimento social.

IBM: "Estamos sempre olhando para ativos no Brasil e no mundo"

"Qualquer aquisição passa pela autorização da matriz. Mas empresas interessantes são sempre analisadas", afirmou o presidente da IBM Brasil, Tonny Martins, ao ser indagado sobre a privatização das estatais de TI, Serpro e Dataprev, anunciada pelo Governo Bolsonaro.

TJ/SP autoriza Banco do Brasil a fechar contas-corrente da Mercado Bitcoin

Tribunal entendeu que não houve abuso de direito, nem indícios de violação à legislação concorrencial ou mesmo de ofensa à boa-fé por parte da instituição financeira com a corretora de criptomoedas.


3º Seminário Brasscom de Políticas Públicas & Negócios 2018 - Cobertura Especial Convergência Digital
Brasscom lança manifesto para construir um Brasil Digital e Conectado

Entidade quer a colaboração da sociedade e de entidades de TI ou não para entregar um documento aos presidenciáveis. "Tecnologia precisa ser prioridade nacional", diz o presidente-executivo da Brasscom, Sergio Paulo Gallindo.


Veja a cobertura da 3º Seminário Brasscom de Políticas Públicas & Negócios 2018

  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G