Clicky

INOVAÇÃO

Facebook insiste com criptomoeda e pede licenciamento na Suíça

Convergência Digital* ... 17/04/2020 ... Convergência Digital

A reguladora do mercado financeiro da Suíça, FINMA, recebeu pedido de licença para sistema de pagamento feito pela entidade por trás da Libra, criptomoeda do Facebook, após a organização da moeda digital anunciar uma ampla reformulação do projeto. 

“A FINMA recebeu o pedido de licença de sistema de pagamentos feito pela Associação Libra. Isto marca o início do processo de licenciamento sob a legislação suíça”, afirmou a agência em comunicado. 

“Como é comum em licenças para novos projetos, a inscrição não está completa em todas as suas particularidades, mas permite à FINMA iniciar o processo de licenciamento formal”, acrescentou a agência. 

A planejada criptomoeda do Facebook Libra será vinculada a moedas nacionais individuais e supervisionada por autoridades globais em uma reformulação que espera obter aprovação regulatória. O projeto foi reestruturado após críticas a partir da apresentação inicial. 

A perspectiva dos 2,5 bilhões de usuários do Facebook adotarem a libra criou intensa preocupação internacional, com muitas autoridades monetárias preocupadas que o lançamento dela poderia erodir o controle soberano de moedas. 

O plano original para a libra, revelada em junho do ano passado, era que ela seria lastreada por uma ampla variedade de moedas e títulos de dívida governamental. Mas bancos centrais e reguladores tiveram receios de que a libra tinha potencial para desestabilizar políticas monetárias, facilitar a lavagem de dinheiro e prejudicar a privacidade dos usuários. 

Em resposta, a Associação Libra, encarregada pela emissão da moeda digital e pela administração de sua rede, afirmou que um “colegiado” de bancos centrais, reguladores e agências governamentais de mais de 20 países indicados pela agência financeira suíça FINMA será ouvido em uma tentativa de ser uma fornecedora de serviços de pagamento na Suíça. 

* Com informações da Reuters


Cloud Computing
Hospital São José, de Jaraguá do Sul, migra e-mail para a nuvem e aplica camada anti hacking

Unidade, que possui 80% dos atendimentos direcionados ao SUS, reforçou a segurança para bloquear as ameaças nos e-mails. São 270 usuários beneficiados com a proteção adicional e pelos recursos avançados da plataforma de mensageria e colaboração Zimbra.

Petrobras aciona o novo maior supercomputador do Brasil

Supercomputador Dragão está ligado à rede de 100 Gbps e tem capacidade de processamento equivalente a 4 milhões de smartphones.

STF e STJ vão usar inteligência artificial para compartilhar dados

Acordo prevê uso de ferramenta já disponível no STJ para identificar precedentes judiciais e indicar novos temas de repercussão geral.

TCS troca identidade digital por soluções de Blockchain

Fornecedora de serviços de TI vai projetar soluções para Saúde, Energia, Educação e Serviços Financeiros na América Latina em parceria com a LACCHain, iniciativa do BIT Lab.

IA vai além do diferencial competitivo: ela ditará a sobrevivência das empresas

Ayesha Khanna, cofunddora e CEO da ADDO AI, diz que Inteligência Artificial faz diferença ao ser centrada no cliente; para a redução de riscos e combate à fraude; para a melhoria dos processos e para fomentar a inovação.

Serpro vai ao mercado para buscar parceiros para Internet das Coisas

Estatal procura soluções de gerenciamento de dispositivos, de serviços para dispositivos embarcados e de comunicação de redes.  Serpro pede interoperabilidade e padronização.



  • Copyright © 2005-2021 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G