TELECOM

Anatel quer mais informações das teles sobre serviços corporativos

Luís Osvaldo Grossmann ... 10/02/2020 ... Convergência Digital

A Anatel abre nesta segunda, 10/2, uma consulta pública, por 15 dias, para discutir mudanças nas informações coletadas periodicamente das prestadoras de serviços de telecomunicações. Depois de uma primeira sobre banda larga, a nova consulta envolve dados dos serviços de telefonia fixa, móvel e TV paga. 

Sustenta a agência que as mudanças envolvem simplificação, porque serão eliminadas uma série de informações que, justifica, não são efetivamente utilizadas. No entanto, aponta que serão exigidos mais detalhes da oferta dos diferentes segmentos, reforçando a qualidade das informações relativas a ofertas corporativas. 

Além disso, a Anatel indica que as mudanças darão melhor visibilidade do atendimento em zonas rurais, é prevista a separação da informação entre meio de acesso utilizado e tecnologia empregada, o que, sustenta, “garante entendimentos mais claros para todos”.

Finalmente, aponta ainda que “a menor granularidade geográfica passa a ser o município. Com isso, as informações setoriais se aproximam dos usuários e podem apresentar as diferenças internas às microrregiões. Essa alteração permitirá ainda avaliações, de qualidade por exemplo, por município”.

A simplificação está na eliminação de vários dados que “como não vêm sendo acompanhados e utilizados pela agência”, terão eliminação imediata da coleta. São eles: 

No STFC

Acessos Individuais em Serviço por Classe de Assinante (ASC);

Acessos Individuais em Serviço por Tipo de Oferta (ASO);

Acessos Individuais em Serviço por Tipo de Plano (ASP);

Acessos Individuais em Serviço por Forma de Pagamento (ASF);

Minutos Locais (MLOCAIS);

Minutos LDN (MLDN);

Minutos LDI (MLDI);

Força de Trabalho - Total (FTT);

Força de Trabalho empregada em CRM (FTCRM);

Força de Trabalho empregada em Rede (FTREDE);

Documentos de cobrança emitidos (DCEM); e

Uso de Recursos de Numeração (CAD).

No Seac

Extensão da Rede de Cabos Ópticos (ERCO);

Extensão da Rede de Cabos Coaxiais (ERCC);

Total de Localidades Atendidas (TOTLA);

Mão-de-Obra Própria (MOPRO);

Mão-de-Obra de Terceiros (MOTERC);

Agentes Comerciais / Dealers (AGCOM);

Investimento em Rede / Equipamentos (INVRE);

Investimento em Publicidade (INVPUB); e

Planos de Serviços (Nome do Plano e respectiva quantidade de canais, valor de adesão, de instalação, de mensalidade e status - ativo ou não).


Internet Móvel 3G 4G
Reino Unido define futuro da Huawei no 5G

Conselho de Segurança Nacional do Reino Unido, presidido pelo primeiro-ministro, Boris Johnson, bate o martelo nesta terça-feira, 14 de julho, se a Huawei estará ou não nos projetos 5G. Decisão política define se o Reino Unido ficará próximo da China ou se vai balizar o governo Donald Trump, dos EUA.

Padtec reorganiza e se prepara para ir à Bolsa de Valores

IdeiasNet, ex-controladora, foi incorporada pela Padtec Holding. Ida à B3 é estratégia de médio prazo e servirá para a expansão internacional da companhia.

Londrina quer vender Sercomtel por R$ 130 milhões

Tentativa de privatização da operadora, que tem cerca de 400 mil acessos de telefonia e internet, foi remarcada para 18/8, na B3. Prefeitura admitiu o parcelamento na aquisição para atrair interessados nessa nova tentativa.

Refarming vai trazer 5G antes do leilão da Anatel, diz Rodrigo Abreu, da Oi

Executivo adverte, porém, que é necessária uma massificação de verdade na infraestrutura ótica no País. Para Abreu, o leilão tem de acontecer em 2021. “O Brasil não pode atrasar mais”, pontuou.

STF decide que Lei estadual que proíbe fidelização é constitucional

Para a Ministra relatora Rosa Weber, a lei do Rio de Janeiro apenas veda a fidelização, sem interferir no regime de exploração ou na estrutura remuneratória da prestação dos serviços. O objetivo, segundo ela, é apenas a proteção dos usuários.

Revista do 63º Painel Telebrasil 2019
Veja a revista do 63º Painel Telebrasil 2019 Transformação digital para o novo Brasil. Atualizar o marco regulatório das telecomunicações é urgente para construir um País moderno, próspero e competitivo.
Clique aqui para ver outras edições



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G