INOVAÇÃO

Covid-19 impôs uma transformação digital 'goela abaixo' no Brasil

Ana Paula Lobo e Luis Osvaldo Grossmann ... 25/05/2020 ... Convergência Digital

A pandemia de Covid-19 impôs uma transformação digital 'goela abaixo' no Brasil, afirmou o professor do bacharelado de Inteligência Artificial da Universidade Federal de Goiás, Anderson Soares, ao ser entrevistado pelo novo produto do portal Convergência Digital: O Convergência Digital em pauta.Em quase duas horas de entrevista, o especialista falou sobre os cases de sucesso de Inteligência Artificial, do impacto da IA e da capacitação profissional, entre outros.

Indagado sobre o impacto da pandemia de Covid-19, Anderson Soares foi taxativo: transformação digital e inteligência artificial se alimentam um do outro. "Me perguntam se IA seguirá sendo uma hype nos próximos anos. Digo que a transformação digital é perene, ela não vai parar de evoluir. E não há transformação digital sem inteligência artificial. IA pode até mudar de técnica, mas precisa dos dados da digitalização", observou Soares.

O professor da UFG concorda que a pandemia acelerou o digital e derrubou resistências." Ficou claro que proibir a telemedicina era tão somente o medo de mudança de hábito. Foi na emergência que se percebeu que a telemedicina é uma vantagem", exemplificou. A digitalização, sustenta, chegou para ficar.

"E nesse cenário, com os dados em produção, Inteligência Artificial se torna absolutamente estratégica. É o momento de o Brasil usufruir esse avanço e aumentar a sua competitividade", afirmou. Assistam o posicionamento de Anderson Soares sobre IA e transformação Digital. A entrevista completa pode ser vista neste link.


Cloud Computing
Deutsche Bank escolhe Google Cloud para avançar na nuvem

Instituição financeira planeja criar novos serviços financeiros com o apoio da cloud computing. Valor do contrato entre as partes não foi revelado. Google Cloud venceu a disputa com outros fornecedores, depois de cinco meses de due dilligence.


Indústria de semicondutores reage à liquidação da Ceitec

Em nota, associação nacional do setor indica “preocupação” com a medida. “Liquidação distanciará ainda mais o Brasil do conhecimento de ponta.”

OBr.Global promove bootcamps Live sobre empreendedorismo

Aceleradora, especializada em internacionalização das empresas, ensinará técnicas adotadas no Vale do Silício, nos EUA.

Política de informática foi feita para o hardware, mas deu certo com o software

Para Sílvio Meira, a estratégia que o Brasil quer desenhar para Inteligência Artificial precisa desafiar à produção nacional para trazer os resultados pretendidos.

Open Banking faz XP ir às compras no Brasil

XP anunciou a aquisição de participação majoritária na fintech Fliper, responsável, hoje, por mapear R$ 7 bilhões lem investimentos na sua plataforma.

Software livre venceu e desapareceu. Agora tudo é serviço.

Como lembrou o cientista e professor Sílvio Meira, ao participar do Convergência Digital em Pauta, até o Windows passou a rodar sobre fundação Linux.  O mundo, hoje, é de quem tem o serviço como diferencial de concorrência.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G