INOVAÇÃO

Banco Central: testes não implicam autorização para transação real pelo WhatsApp

Ana Paula Lobo* ... 03/08/2020 ... Convergência Digital

Em nota oficial divulgada nesta segunda-feira, 03/08, o Banco Central confirma que autorizou a Cielo e a Mastercard a realizarem testes com a plataforma WhatsApp Pay, mas adverte: esses testes não implicam autorização para fazer transação financeira real pelo WhatsApp. A Autoridade Monetária tampouco revelou quando dará a autorização para o uso do WhatsApp como meio de pagamento. "Os testes não implicam autorização do BC, nem sinalizam decisão final".

A posição do Banco Central desmente a informação passada pelo Mastercard na sexta-feira, 31/07, que seria autorizada um teste com um  “um grupo limitado de cartões que realizarão transações de baixo valor”. A Visa afirmou que também recebeu a autorização do BC para testes com WhatsApp, mas não para operação comercial. “Acreditamos que esse é um passo importante para continuar aperfeiçoando esse modelo de pagamento e inserir mais parceiros no projeto”, afirmou a Visa.

Leia a íntegra do Banco Central:


Em relação às notícias veiculadas pela imprensa acerca de testes a serem realizados com a plataforma WhatsApp Pay (WAP) no mercado de pagamentos, o Banco Central (BC) informa que:
 
1. considera um importante avanço o início dos testes e dá boas-vindas a todos os arranjos que desejarem seguir esse caminho;
 
2. no caso da Visa, um dos instituidores dos arranjos de pagamento responsáveis pela solução de pagamento do WAP, o BC informou à empresa que não há impedimento para a realização dos testes solicitados;
 
3. esses testes não podem envolver a realização de qualquer transação real com usuários e não podem movimentar valores reais em qualquer montante;
 
4. os testes não fazem parte do processo formal de análise do pedido das empresas para operar a referida solução de pagamentos, o qual continua sendo analisado conforme os procedimentos e prazos-padrão utilizados com outros pleitos;
 
5. o BC pretende concluir essa análise o mais rápido possível, de modo a logo recepcionar os novos participantes no sistema de pagamentos, com a devida segurança quanto à saudável competição e à segurança de dados dos usuários;
 
6. portanto, os testes não implicam autorização do BC, nem tampouco sinalizam decisão final nesse sentido, a qual, reiteramos, deve ser concedida tão logo sejam percorridos os trâmites do processo de autorização;
 
7. ainda não houve manifestação sobre questionamentos feitos pela Mastercard, o que deverá acontecer nos próximos dias, seguindo a mesma racionalidade de pedidos de mesmo teor.


Cloud Computing
AWS: Nuvem responde às exigências da LGPD

“A LPGD foi criada até pela expansão do uso dos dados, porque temos que nos preocupar muito quem acessa, como ele está armazenado, como está criptografado”, afirma Jorge Ruas, da AWS. 


Fiemg lab e Fiat Chrysler automóveis (FCA) buscam startups de Supply Chain e Manufatura

Competição está com inscrições abertas até o dia 28 de outubro. Oito projetos serão selecionados e terão testes industriais em 2021.

Waze: força das comunidades e dos 50 mil voluntários fazem a diferença

A colaboração é o segredo do sucesso do Waze e estabelecer canal ativo com os clientes é missão, contou a Global Group Manager, Hila Roth.

Inovar é deixar de olhar para o próprio umbigo

Marcelo Salim, da IBM, Percival Jatobá, da Visa e Ana Leão, da Isobar, assumem que o consumidor é quem está selando o destino das marcas e com voz mais ativa.

TOTVS Techfin: Na crise, sobrevivem os mais adaptáveis às mudanças

O momento exige resiliência e perseverança, mas a crise acelerou uma jornada e colocou, de vez, o consumidor como o centro dos negócios, afirmou Eduardo Neubern, diretor-executivo da Totvs Techfin.

Empresas estão comprando tecnologia, mas não fazem a transformação digital

Sem entender o consumidor, a transformação digital simplesmente não vai acontecer, atestaram Sílvio Meira, cientista-chefe na The Digital Strategy Company; Luiz Sergio Vieira, CEO da EY Brasil, e Agenor Leão, vice-presidente de plataformas de negócios da Natura para América Latina.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G