SEGURANÇA

GSI, da presidência, faz glossário para conceituar Segurança da Informação

Luís Osvaldo Grossmann ... 01/10/2019 ... Convergência Digital

O Gabinete de Segurança Institucional publicou nesta terça, 1º/10, uma portaria pela qual estabelece uma uniformização de termos utilizados na esfera da segurança da informação, área de competência normatiza no governo que é do próprio GSI. 

A medida pode ser vista em conjunto com o desenvolvimento de uma estratégia nacional de segurança cibernética e de resposta a incidentes, em elaboração pelo GSI, incluindo uma consulta pública. A ideia, como defende o Gabinete, é buscar governança centralizada sobre o tema. 

Entre os vários termos, o glossário define, por exemplo, que Administrador de perfil institucional  são agentes públicos que detenham autorização de responsável pela área interessada para administrar perfis institucionais de um órgão ou entidade da APF, direta e indireta, nas redes sociais.  Já o administrador de rede é a
pessoa física que administra o segmento de rede correspondente à área de abrangência da respectiva unidade.

O material também conceitua o que é ARMA CIBERNÉTICA CINÉTICA. Para a GSI, 'é software,hardware e firmware projetado ou aplicado especificamente para causar danos físicos, direta ou indiretamente, tanto em pessoas como em equipamentos somente através da exploração de vulnerabilidades dos sistemas e processos de informação.'

Já guerra cibernética é definida como "atos de guerra utilizando predominantemente elementos de TIC em escala suficiente por um período específico de tempo e em alta velocidade em apoio a operações militares através de ações tomadas exclusivamente no espaço cibernético de forma a abalar ou incapacitar as atividades de uma nação inimiga, especialmente pelo ataque aos sistemas de comunicação, visando obter vantagem operacional militar significativa. Tais ações são consideradas uma ameaça à Segurança Nacional do Estado." A publicação completa da Portaria 93/19 pode ser conferida neste link


Prejuízo médio com violação de dados sobe para R$ 5,8 milhões no Brasil

Estudo da IBM mostra que o aumento no valor foi de 10,5% em relação a 2019. O levantamento traz uma advertência: aumentou o prazo para contenção do vazamento nas empresas para 115 dias. Credenciais roubadas ou nuvens com configurações incorretas foram as brechas para as invasões.

Segurança digital faz Oi ultrapassar a marca de 125 mil elementos monitorados em SOCs

SOCs, localizados no Rio de Janeiro e São Paulo, dão suporte à jornada digital de clientes públicos e privados e registrou um crescimento de 132% nas vendas de serviços gerenciados voltados à transformação digital.

PGFN alerta que é alvo de tentativa de fraude

Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional informa que nunca entra em contato para pedir doações ou para tratar de questões como pagamento de benefícios e auxílios ou restituição e resgate de valores.

Por Covid-19, biometria é excluída das eleições 2020 pelo TSE

Decisão foi tomada pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Luis Roberto Barroso, em função do risco de contágio da Covid-19. Os leitores lde impressões digitais não podem ser higienizados a cada utilização, o que seria um risco considerável.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G