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Claro tem melhores notas no celular e TV paga, Oi concentra as piores avaliações

Luís Osvaldo Grossmann ... 08/03/2021 ... Convergência Digital

A quinta edição da pesquisa de qualidade percebida da Anatel, divulgada nesta segunda-feira, 08/03, sugere que os consumidores estão satisfeitos com a maior parte dos serviços de telecomunicações, embora com razoável variação entre empresas e local de prestação dos serviços. No geral, a Claro aparece com melhores notas na telefonia celular e na TV por assinatura – apesar da NET – enquanto a Vivo vai bem no pós-pago e a TIM mostrou avanço no maior número de quesitos. 

Vale destacar que a distância entre as operadoras não é grande. Por exemplo, na telefonia celular pré-paga, a Algar tem a melhor nota: 7,79. Mas a Claro vem em segundo com 7,66, depois a Nextel (7,60), a Sercomtel (7,43), a TIM (7,42), a Vivo (7,34) e a Oi (7,29). Portanto, todas as prestadoras avaliadas nesse serviço têm notas acima de 7. 

No pós pago, o cenário é semelhante. A maior nota foi da Claro (7,75), seguida pela Vivo (7,62), TIM e Algar (7,50), Nextel (7,11) e a Oi (6,87). Da mesma forma, na telefonia fixa, embora aí já desponte um pequeno provedor (Unifique, com nota de 8,56), bem à frente dos demais, que se aglomeram na nota 7 (de 7,82 a 7,10). 

Na TV paga, uma curiosidade: a Claro aparece com a melhor (7,70) e com a pior nota (6,91). Isso porque a empresa é avaliada como Claro DTH e cabo (leia-se NET) separadamente. Assim, enquanto o serviço via satélite é bem avaliado, o serviço via cabo ficou na rabeira do ranking. Segundo a Anatel, a diferença pode estar relacionada às ofertas em conjunto, pois os serviços com combos tendem a ser avaliados menos favoravelmente que os comprados isoladamente. 

Já o serviço de banda larga fixa, aquele com as piores avaliações, também tem variações significativas. De um lado, porque é o serviço onde despontam provedores regionais. Assim, a Unifique, de Santa Catarina, e a Brisanet, do Ceará, se diferenciam das demais com as maiores notas (7,76 e 7,73, respectivamente). Mas outra consideração é que há distinções por tecnologia. Assim, serviços de internet via satélite, como o da Hughes (4,86), ficam bem abaixo daqueles prestados por fibra, caso das PPPs que lideram. 

“Na Banda Larga Fixa e na Telefonia Fixa novamente confirmou-se a tendência de as prestadoras de pequeno porte apresentarem melhores avaliações que suas concorrentes maiores. Na Telefonia Celular Pré-paga, uma PPP [Algar] também voltou a obter a maior nota”, diz o relatório da Anatel. 

Segundo a agência, "quanto à percepção de qualidade, em geral, os indicadores de cobrança/recarga e de funcionamento são os melhores avaliados, embora na banda larga fixa o indicador de funcionamento tenha a terceira menor nota. Em todos os serviços, o atendimento telefônico e a capacidade de resolução geram a pior percepção de qualidade nos consumidores, tendo piorado em relação a 2019 nos serviços de banda larga fixa, celular pós-pago e TV por assinatura". A pesquisa da Anatel ouviu 92 mil consumidores, entre julho e novembro de 2020. 


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