INCLUSÃO DIGITAL

Agricultura: Mais de 5 mil torres poderiam ser usadas para levar banda larga à área rural

Luís Osvaldo Grossmann ... 13/02/2020 ... Convergência Digital

O abismo de conectividade entre áreas rurais e urbanas no país não chega a ser uma novidade, mas um novo estudo, encomendado pelo Ministério da Agricultura à Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP mostra que existe infraestrutura ociosa que poderia fazer diferença no acesso à banda larga em regiões de alta produtividade – e portanto com potencial de consumo. 

“Esse estudo fez análise territorial, analisou variáveis sócio econômicas e ambientais para medir qual a demanda, qual a oferta e como atuar para diminuir esse gap, levando em conta os imóveis, renda e uso da terra. Mesmo áreas intensivas em agricultura têm um déficit muito alto de conexão 3G e 4G. Compra-se máquinas moderníssimas, com computadores on board, mas que funcionam desconectadas porque não tem internet no campo”, explica o secretário de Inovação do MAPA, Fernando Camargo.

Segundo o estudo, enquanto o Brasil possui cerca de 82 mil torres com antenas de celular instaladas, há outras 5.604 torres existentes que podem ser utilizadas para instalação de novas antenas para atender o campo. “Esse é o grande desafio, de como vamos colocar infraestrutura, e para isso precisamos de dinheiro. É um trabalho para o qual precisamos ter o Fust e os leiloes da Anatel”, defendeu Camargo, ao apresentar os dados preliminares do estudo nesta quarta, 12/2, durante o F4 Summit 2020, em Brasília.

“Nesse estudo, que estamos encaminhando para Anatel e para o Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações a gente verifica que existe no Brasil um sombreamento muito grande no campo. Ou seja, o campo brasileiro não tem internet, não tem conexão, seja fixa ou móvel. E isso dificulta sobremaneira a agricultura digital. O objetivo nosso é demandar dos órgãos responsáveis que a gente consiga ter essa internet no campo, que é tão necessária”, afirmou. Assistam a entrevista com Fernando Camargo, do Ministério da Agricultura.


Brasil soma 424 milhões de dispositivos digitais em uso. Smartphone é o rei

São 234 milhões de smartphones em uso no País e 190 milhões de computadores, revela pesquisa da FGVcia/SP. Em 2019, foram 12 milhões de PCs vendidos. Em 2020, a Covid-19 exigiu a troca de dispositivos e deverá incrementar o mercado, diz o professor Fernando Meirelles.

Aloo Telecom cede rede de fibra ótica para viabilizar UTI virtual

A Aloo Telecom é responsável por toda a tecnologia por trás do projeto UTI Virtual, em pareria firmada com o Hospital do Coração (HCOR) e a Fundação Cardiovascular de Alagoas (Cordial). Aliança permitirá atendimento em tempo rela para 100 leitos nos hospitais do SUS de Alagoas.

No Brasil, 58% dos usuários usam apenas o celular para acessar à Internet

Nas classes D e E, o celular é o meio de acesso à rede de 85% e na área rural, ele responde pelo acesso de 70%. PCs perdem vez e as TVs avançam.

Menos de 1% dos sites no Brasil passou nos testes de acessibilidade

Brasil tem cerca de 14 milhões de sites ativos, segundo dados pesquisados pelo movimento Web para Todos.

França vai obrigar remoção de conteúdo de redes sociais em 1 hora

Lei impõe a rápida exclusão de conteúdos que envolvam pedofilia e terrorismo e dá até 24 horas para remoção do que for considerado “manifestamente ilícito”. 

eGov digital: atendimento em tempo real fica abaixo de 10% no Brasil

Pesquisa TIC Governo Eletrônico 2019 mostra que o uso dos chatbots ficou em 8% nos órgãos federais. Nos estaduais, o percentual cai para 5%.



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G