TELECOM

Fórum da TV Digital aprova padrões de transmissão HD

Convergência Digital ... 25/10/2019 ... Convergência Digital

O Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital aprovou esta semana a inclusão do HLG e do SL-HDR-1 como padrões de HDR para a transmissão de conteúdos na TV digital aberta. A decisão vem para aprimorar a experiência do usuário por meio do aumento da escala de contraste, volume e intensidade de cores. Tanto o HLG quanto o SL-HDR1 serão opcionais para os fabricantes de televisores e ambos são retrocompatíveis, ou seja, o televisor funcionará perfeitamente mesmo que não possua este recurso.

A partir dessa decisão, o Fórum SBTVD produzirá o texto que será anexado às normas da ABNT para, assim, entrar na escala de produção dos fabricantes interessados. “As telas HDR têm se popularizado cada vez mais no mercado nacional. Em poucos anos, grande parte da população terá acesso à tecnologia por meio da TV digital aberta”, afirma Leonardo Chaves, coordenador do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (SBTVD).

O HLG e o SL-HDR1 passarão a compor o sistema nacional para trazer ao telespectador uma experiência ainda mais realista a partir da tela da TV aberta. A ideia é transmitir imagens tão próximas da realidade que o usuário se sinta dentro do cenário da programação. “É como se o telespectador abrisse uma janela. A programação terá cores e contrastes muito similares aos do mundo real”, detalha o coordenador do Fórum SBTVD.

O Fórum SBTBD reúne emissoras de TV, fabricantes de equipamentos de recepção, transmissão e indústrias de software, bem como representantes do Governo Federal e entidades de ensino e pesquisa.


Londrina quer vender Sercomtel por R$ 130 milhões

Tentativa de privatização da operadora, que tem cerca de 400 mil acessos de telefonia e internet, foi remarcada para 18/8, na B3. Prefeitura admitiu o parcelamento na aquisição para atrair interessados nessa nova tentativa.

Refarming vai trazer 5G antes do leilão da Anatel, diz Rodrigo Abreu, da Oi

Executivo adverte, porém, que é necessária uma massificação de verdade na infraestrutura ótica no País. Para Abreu, o leilão tem de acontecer em 2021. “O Brasil não pode atrasar mais”, pontuou.

STF decide que Lei estadual que proíbe fidelização é constitucional

Para a Ministra relatora Rosa Weber, a lei do Rio de Janeiro apenas veda a fidelização, sem interferir no regime de exploração ou na estrutura remuneratória da prestação dos serviços. O objetivo, segundo ela, é apenas a proteção dos usuários.

Faixa de 1,5 GHz também pode ser destinada ao 5G para uso privado

Proposta foi apresentada em reunião do Conselho Diretor da Anatel.  Mas a faixa é usada pela Força Aérea Brasileira para aplicações de telemetria. Agência sugere destinar 30 MHz para satélites, como forma de evitar interferência.

Revista do 63º Painel Telebrasil 2019
Veja a revista do 63º Painel Telebrasil 2019 Transformação digital para o novo Brasil. Atualizar o marco regulatório das telecomunicações é urgente para construir um País moderno, próspero e competitivo.
Clique aqui para ver outras edições



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G