A Amazon Web Services (AWS) está com 20 vagas abertas para a terceira turma do programa AWS TechU. Voltado para estudantes recém-formados (entre dezembro de 2018 e dezembro de 2021) nos cursos de Ciência da Computação, Engenharia da Computação ou áreas correlatas, o programa tem duração de 48 semanas e possui um currículo imersivo que permite o aprofundamento tanto nas áreas técnicas quanto nas de negócios. Os selecionados pelo programa serão contratados no regime CLT, em período integral, e o início está previsto para janeiro de 2021. As inscrições podem ser feitas pelo o site Jobs Amazon ou pela página da AWS no Linkedin.
Ao longo dos próximos meses, a AWS realizará uma série de eventos virtuais e abertos ao público para discutir os caminhos de uma carreira técnica na companhia e contar detalhes sobre o programa. Já estão previstos os eventos AWS Tech U: Mulheres na Tecnologia (23 de julho às 14h) e Tech Talk sobre o Programa (31 de julho às 15h).
Além da formação nas áreas já citadas, o canditado interessado deve ter experiência em ao menos uma das seguintes linguagens de programação: Java, Python, Ruby, Node.js, C#, or C++, assim como conhecimentos em segurança, banco de dados (relacionais e NoSQL) e sistemas operacionais, como Unix, Linux e/ou Windows.
O AWS TechU é focado no aprendizado e desenvolvimento dos participantes, que recebem treinamento na plataforma AWS e passam a utilizar alguns dos mais de 175 serviços para computação, armazenamento, banco de dados, networking, analytics, robótica, machine learning e inteligência artificial (IA), Internet das Coisas (IoT), mobile, segurança e desenvolvimento de aplicações da AWS.
Após esse período de imersão, os residentes passam a integrar os times especializados de atendimento aos clientes da companhia, vivenciando na prática funções que eventualmente exercerão ao fim do programa.
O aporte previsto no País é de R$ 70 milhões, muito abaixo, por exemplo do que está sendo feito em países como China, Coreia e Espanha, lamentou o consultor de IA, Eduardo Prado, ao participar do 5x5 TecSummit. Ele advertiu que a transformação digital não acontecerá sem que se mexa nas cabeças das pessoas.
O diretor geral da AWS Brasil, Cleber Morais, enfatiza que 2020 foi o ano da disparada na transformação digital e destaca que as instituições financeiras da América Latina estão investindo 76% acima do ano passado em IaaS, PaaS e SaaS.
Por Ed Solis*
De acordo com a consultoria Omdia, o mercado de redes gerenciadas em nuvem cresce a uma taxa anual composta de 28,7%, com receitas de equipamentos previstas em US$ 5,5 bilhões
Por Srinivasa Raghavan*
Se as empresas obtiverem melhor visibilidade do custo de cada serviço em nuvem que utilizam, poderão encontrar o equilíbrio certo entre eles, reduzir as despesas operacionais e obter o melhor valor possível da nuvem.