INTERNET

Microsoft revela aumento de 1000% no uso da videoconferência

Convergência Digital* ... 09/04/2020 ... Convergência Digital

Nunca se consumiu tanta videoconferência no mundo como agora em função da pandemia de Covid-19. O incremento de uso das plataformas é significativo. A Microsoft, por exemplo, revelou que as chamadas de vídeo e o uso educacional de seu software de produtividade para equipes cresceram 1000% apenas no mês de março. A empresa não detalhou os números por plataforma, mas admitiu que a proporção de reuniões e ligações com vídeo mais que dobrou, passando de 21% para 43% em março.

“Veremos surtos em videoconferência de equipes, mas depois veremos as pessoas ficarem offline e fazerem um monte de trabalho em bate-papo e documentos, e então elas voltarão”, observou o vice-presidente corporativo do Microsoft 365, Jared Spataro. Ainda de acordo com a Microsoft, 183.000 organizações educacionais, cada uma das quais pode incluir várias escolas, em 175 países estão usando a plataforma Teams. Os minutos totais gastos em reuniões por todos os usuários do Teams no mundo atingiram 2,7 bilhões em 31 de março, triplicando os 900 milhões de minutos registrados em 19 de março.

O Slack, outra ferramenta de vídeo, afirmou que os usuários conectados simultaneamente aumentaram para 12,5 milhões em 25 de março, dos 10 milhões em 10 de março. Os participantes de reuniões por dia do Zoom aumentaram para mais de 200 milhões em março, ante um total máximo anterior de 10 milhões. Nenhum dos números é diretamente comparável entre si ou com os da Microsoft.

Mas a ascensão da plataforma Zoom provocou uma reação global a questões de segurança e privacidade. A Google, da Alphabet, proibiu o uso de seu aplicativo para desktop por seus funcionários. O distrito escolar da Califórnia também suspendeu o o uso de Zoom depois que um intruso se expôs e gritou insultos raciais durante uma videoconferência de alunos do ensino médio.

*Com Agência Reuters


Revista Abranet 30 . fev-mar-abr 2020
Veja a Revista Abranet nº 30 A matéria de capa enfatiza a relevância do engajamento ao mostrar que uma internet mais segura depende da ação conjunta de todos os atores do ecossistema. Tratamos também do leilão das frequências do 5G. Veja a revista.
Clique aqui para ver outras edições

TJSP começa com grupo Itaú projeto de citação eletrônica de pessoas jurídicas

Segundo oTribunal, informações técnicas para a participação foram enviadas a diversas instituições, mas por enquanto  somente o grupo financeiro respondeu. 

Facebook anuncia exclusão de mais de 50 milhões de postagens falsas

Trabalho de filtragem de conteúdo é  feito por algoritmos de inteligência artificial que identificam conteúdos abusivos com expressões de discurso de ódio, nudez adulta e atividades sexuais, violência e conteúdo explícito, bullying e assédio.

MPF: Expor em redes sociais quem descumpre isolamento é obrigação

Em nota técnica, Procuradoria dos Direitos do Cidadão defende ato de denunciar ou expor pessoas que promovem festas, reuniões ou outras atividades temporariamente proibidas.

MPF pede ao Google para tirar do ar vídeo de pastor vendendo feijão como cura da Covid-19

Valdemiro Santiago de Oliveira, líder da Igreja Mundial do Poder de Deus, vende por R$ 100 a até R$ 1 mil, sementes de feijão "mágico". 

CGI.br quer uso dos fundos de Telecom para garantir Internet na pandemia

Entidade recomenda a Executivo e Legislativo o uso de fundos setoriais para subsidiar a conectividade dos mais pobres, além de ampliação de infraestrutura e ações que facilitem a instalação de antenas de celular. 



  • Copyright © 2005-2020 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G