TELECOM

Com declaração de rádio, Anatel confirma controle da Datora ao governo de MG

Luís Osvaldo Grossmann ... 25/10/2019 ... Convergência Digital

A Anatel publicou nesta sexta, 25/10, a anuência da transferência de controle da Datora Telecomunicações para o governo de Minas Gerais, por meio da Companhia de Desenvolvimento do estado, Codemig e seu braço de participações, Codepar. 

Ainda em 2016, a Codepar aportou R$ 52 milhões para adquirir 45% da Datora Mobile. Três anos depois, injetou mais R$ 47 milhões para ficar com 25% da Datora Participações, que detém tanto a Datora Mobile como a Datora Telecom, com o restante do capital sendo da Chaicomm, holding pertencente aos mesmos proprietários da Datora, os irmãos Daniel, Tomas e Raul Fuchs.

O curioso do negócio é que para autorizá-lo a Anatel precisou fazer uma interpretação da Lei 12.485/11, que trata do Serviço de Acesso Condicionado, como a agência chama a TV paga. A lei veda propriedade cruzada entre telecom e radiodifusão. Entendeu que embora o governo mineiro também seja dono da Rádio Inconfidência, que transmite em AM e FM, aquela vedação não se aplica porque a rádio não tem fins lucrativos. 

A Datora até recorreu dessa questão ser colocada na anuência, por argumentar que não a envolve diretamente. Mas como a rádio enviou documento se comprometendo com a interpretação da Anatel, a questão foi superada com o novo ato, agora publicado. 

Como anotou a agência, “a Rádio Inconfidência Ltda. prestou compromisso expresso perante este órgão regulador de manter sua finalidade sem fins lucrativos enquanto a Datora Telecomunicações Ltda. e/ou Datora Mobile Telecomunicações Ltda. estiverem sob o controle comum exercido pelo Governo de Minas Gerais”.


Internet Móvel 3G 4G
Com apps ecológicos, equipes do Brasil vencem concurso da NASA

Equipes premiadas elaboraram projetos para contribuir com a limpeza dos oceanos e outro desenvolveu um sistema para identificar vazamento de óleo nos mares. Mais de 20 mil pessoas participaram do hackathon promovido pela agência norte-americana.

Revista do 63º Painel Telebrasil 2019
Veja a revista do 63º Painel Telebrasil 2019 Transformação digital para o novo Brasil. Atualizar o marco regulatório das telecomunicações é urgente para construir um País moderno, próspero e competitivo.
Clique aqui para ver outras edições

Sem definição no Senado, Carlos Baigorri assume como substituto na Anatel

Nome do superintendente de Outorgas e Recursos à Prestação da agência continua à espera de sabatina, desde outubro de 2019, pela Comissão de Infraestrutura.

Oi, Oi Futuro e Ministério da Cidadania integram Tecnologia à história das Telecomunicações

Espaço MUSEHUM-Museu das Comunicações e Humanidades - utiliza novas tecnologias como realidade vritual, 3D, celular e games para reportar a trajetória do mercado brasileiro.

MPF usa analytics para fiscalizar telefonia móvel

Câmara do Consumidor e da Ordem Econômica do Ministério Público Federal usa ferramenta que compila dados da Anatel para orientar promotores em cidades com “índices críticos”. 

Rede de IoT da American Tower atinge 220 cidades

Segundo a empresa, rede IoT/LoRaWAN trafegou mais de 1,7 bilhão de mensagens no ano passado, especialmente, nos segmentos de gestão de frota e ativos.




  • Copyright © 2005-2019 Convergência Digital
  • Todos os direitos reservados
  • É proibida a reprodução total ou
    parcial do conteúdo deste site
    sem a autorização dos editores
  • Publique!
  • Convergência Digital
  • Cobertura em vídeo do Convergência Digital
  • Carreira
  • Cloud Computing
  • Internet Móvel 3G 4G