O governo federal divulgou nesta quinta, 15/10, ter alcançado a marca de 1 mil serviços públicos digitalizados. Segundo a Secretaria de Governo Digital, esse desempenho mantém em curso a meta de atingir todos os 3,8 mil serviços passíveis de serem prestados por meio eletrônico até o fim de 2022.
Segundo a SGD, atualmente 81,2 milhões de pessoas estão cadastradas no Gov.br, o portal de serviços do governo, saltou dos 4 milhões de acessos em janeiro deste ano para 15 milhões em setembro.
“A pandemia nos forçou a acelerar ainda mais esse processo. Houve a priorização daqueles serviços que, digitalizados, evitariam mais aglomerações”, afirma o secretário de Governo Digital, Luis Felipe Monteiro.
Com a digitalização completa, a expectativa do governo é economizar R$ 38 bilhões nos cinco anos até 2025 com a eliminação do papel e da burocracia, locação de estruturas e logística, contratação de pessoal para atendimento presencial, e redução de perdas com erros e fraudes em serviços públicos.
* Com informações do Ministério da Economia
Solução criada pela RNP faz parte de projeto para criação de um ‘datalake’ educacional, em desenvolvimento pela do Ministério da Educação.
Migração envolveu quase 300 aplicações distintas e distribuídas, conta Edilson Albuquerque, gerente de infraestrutura do Itaú Unibanco. "É como trocar a turbina do avião em pleno voo", adiciona o vice-presidente da Oracle, José Eduardo Ferreira.
Fernando Mellone, senior territory manager, afirmou que a tecnologia está disponível para permitir essa transformação e fornecer o “software perfeito” para qualquer setor ou segmento.